Hospital Estadual de Urgência e Emergência faz alerta sobre os perigos de automedicação

Com  as informações relacionadas à pandemia, por conta do novo Coronavírus (Covid-19) despertando atenção das pessoas, a farmacêutica do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) – unidade hospitalar gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória -, Edna Ormi Galazi, faz um alerta: automedicação nunca é indicada.

Seja para tratar uma dor muscular, seja para aliviar sintomas de resfriado o recomendado é buscar ajuda de um profissional da saúde. Segundo a farmacêutica, os efeitos colaterais podem oferecer riscos, principalmente quando os remédios são consumidos de forma abusiva. “A internet se tornou uma ferramenta muito utilizada para buscar informações sobre medicação. As pessoas só precisam se atentar que o consumo de medicamentos sem recomendação médica pode ocasionar alergias, intoxicações, reações adversas, resistência bacteriana e, principalmente, mascarar uma doença mais grave”, explicou a farmacêutica.

A especialista esclarece que cada remédio possui uma composição, portanto, efeitos colaterais diferentes. “Em um quadro alérgico, a tosse pode estar presente, mas também pode representar um quadro de pneumonia, por exemplo. Nessas situações o ideal é buscar ajuda médica. Por conta do novo Coronavírus, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde é que a população faça o isolamento social. Caso apresente febre, tosse e dificuldade para respirar, o recomendado é buscar atendimento médico, utilizando máscaras de proteção”, alertou.

Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão ou diabetes, devem ter atenção redobrada. O uso de medicamentos sem prescrição pode causar uma interação medicamentosa com os remédios de uso contínuo, o que resulta na potencialização ou corte do efeito e agrava o quadro clínico.

Segundo pesquisa divulgada ano passado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, cerca de 77% dos brasileiros se automedicam.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

Leia mais

Amazonas anuncia volta às aulas com protocolo de segurança em saúde

O governo do Amazonas anunciou nesta terça-feira (28) que as aulas presenciais das unidades estaduais de ensino em Manaus voltam a partir de 10...

Restaurantes vão poder abrir aos sábados na Grande Vitória das 10 as 16 horas

Com a divulgação da nova matriz de risco,...

Justiça do ES aceita denúncia do Ministério Público e suspeito de estuprar menina vira réu

A Justiça do Espírito Santo acatou a denúncia...

PR: Estado concentra o maior número de adesões ao sistema de segurança alimentar e nutricional

Dados da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) apontam que o Paraná é o estado com o maior número de adesões ao...

Leia também

Drive-in Fest Cooler agita Pedro Canário neste sábado (26)

Depois de muito tempo, Pedro Canário vai estar em festa neste sábado (26), com o Drive-in Fest Cooler, a partir de 21h, no Itaúnas...

Aulas presenciais da Educação Infantil no ES estão autorizadas a voltar a partir do próximo dia 5

As aulas presenciais da Educação Infantil no Espírito...

Assaltantes batem carro em poste e veículo pega fogo durante perseguição na BR-101

O carro havia sido roubado por dois suspeitos...