Hospital Estadual de Urgência e Emergência dá dicas de alimentação para evitar doenças relacionadas ao inverno

O inverno é a estação do ano em que as pessoas costumam ter mais resfriados e gripes, já que o frio desse período deixa o organismo suscetível a essas doenças. Nessa época, é importante estar atento para a imunidade e optar por uma alimentação rica em nutrientes, além de manter os ambientes arejados e com boa circulação de ar.  

A nutricionista Sabrina Viana Coelho, do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde em Vitória, explica que alimentos, como couve, brócolis e espinafre são fontes ricas em ácido fólico e contribuem para o sistema imunológico. “Esses alimentos auxiliam na formação de glóbulos brancos, os responsáveis pela defesa do organismo”, ressalta.   

Uma das dicas da profissional é preparar folhas verdes escuras cozidas no vapor, para manter as propriedades dos nutrientes. “Outra dica importante é consumir à vontade legumes e verduras, pois são grandes heróis no combate à baixa imunidade. A variedade de cores no prato representa mais proteção e saúde”, destaca a nutricionista. 

No tempo frio, também é comum optar por consumir mais sopas. Porém, Sabrina Coelho alerta que é importante realizar o preparo com produtos frescos, evitando o uso de macarrão instantâneo. “Quando preparadas com alimentos ricos em nutrientes, as sopas se tornam uma fonte de energia para o organismo. Já os macarrões instantâneos não contribuem, tendo em vista que eles são ricos em sódio, elemento capaz de aumentar a pressão arterial e também o risco de problemas cardiovasculares”, explica a profissional do HEUE.   

Já as frutas, como mexerica, goiaba, kiwi, mamão, laranja e manga são ricas em vitamina C. Elas atuam na formação de colágeno, que fornece resistência aos ossos, dentes e paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares e ajudando a prevenir gripes e resfriados. 

Além da alimentação na época mais fria do ano, é importante ingerir bastante líquido. “No frio é comum beber menos na água, o que é um perigo, pois a redução afeta todo o corpo, em especial, o trato urinário, que se torna mais susceptível a infecções”, conclui Sabrina Coelho. 

 

Alimentação adequada para o dia a dia 

Com o frio, é comum prolongar o tempo na cama e pular a refeição mais importante do dia: o café da manhã. Um hábito que, segundo a nutricionista, não pode ser frequente. “Durante a noite, perdemos o estoque de nutrientes no nosso organismo e o nosso corpo requer reposição. Quando dispensamos o café da manhã, deixamos de fornecer energia, podendo afetar diretamente na nossa imunidade. Além disso, é uma oportunidade de comer mais no almoço, contribuindo para o ganho de peso”, alerta.

 

Confira algumas dicas importantes destacadas pela nutricionista do HEUE para manter o corpo saudável: 

1 – Mantenha o organismo hidratado. Beba bastante água, sucos naturais e chás;

2 – Prefira temperar saladas cruas ou cozidas apenas com limão, azeite e ervas naturais;

3 – Sempre que possível opte pelo carboidrato integral;

4 – Evite alimentos como biscoito recheado, molhos prontos, salgadinhos em pacote;

5 – Garanta sempre uma porção de proteína de alto valor biológico, encontrada em carnes magras, peixes e ovos;

6 – Evite sucos industrializados, refrigerantes e bebida alcoólica;

7 – Faça atividade física sempre com acompanhamento de um profissional;

8 – Tenha um sono regular de, no mínimo, 8 horas por dia;

9 – Consuma muitas folhas, legumes e frutas para auxiliar no trânsito intestinal;

10 – Coma sem pressa, de preferência em um ambiente tranquilo.

 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Leia mais

Contemplados pelo programa Bolsa Atleta estão na etapa final da eleição da Calçada da Fama

Das 15 personalidades do esporte finalistas na segunda edição da Calçada da Fama, duas também são...

Covid-19: Governo de SP acompanha possível primeiro caso de reinfecção no Brasil

Após o primeiro registro mundial de reinfecção pela covid-19, em Hong Kong, o governo de São Paulo investiga o que poderia ser o primeiro...

Governo Federal adota medidas para garantir energia elétrica a pessoas de baixa renda

Governo Federal adota medidas para garantir energia elétrica a pessoas de baixa renda – Foto: ...

Batida frontal entre caminhão e van deixa 12 mortos e 1 ferido em MG

Van que se envolveu no acidente em Patos...

Leia também

Nova Lei do Gás pode ampliar infraestrutura de gasodutos em Macaé

O Projeto de Lei (PL) 6407/2013, também conhecido como Nova Lei do Gás, pode abrir o caminho para ampliação da rede de gasodutos em...

Novo marco legal do mercado de gás natural deve aumentar oferta do produto em Niterói

O novo marco legal do mercado de gás natural deve aumentar a oferta do produto em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, o município...

Colatina: mulher é espancada na frente dos filhos e escreve bilhete para pedir socorro

Um homem, de 25 anos, foi detido após espancar e manter a esposa presa dentro de casa, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo....

Congresso Nacional estabelece R$15 bilhões extras para combate à pandemia

Mais R$15 bilhões de reais serão injetados na conta de estados, municípios e Distrito Federal para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. É...