Hospital Dr. Jayme celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno com ‘mamaço’

Amamentar era o plano da Lorena Crecco Alves, de 24 anos, mas quando descobriu que sua gestação era gemelar ficou receosa se seria possível. Ela não só conseguiu, como será uma das mães a participar do “Mamaço’ que vai acontecer, nesta quinta-feira (05), às 10h, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.

A atividade em celebração à Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma das várias ações programadas para marcar o Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O mamaço reunirá as mulheres internadas na Maternidade de Alto Risco do hospital para o aleitamento materno coletivo de seus bebês. A ação será realizada de acordo com as medidas necessárias para evitar o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19).

Segundo a coordenadora da maternidade, Ericka Chisté, a expectativa é de que outras mulheres sejam incentivadas pelo momento.

“Nós conhecemos os benefícios da amamentação tanto para as mães quanto para seus bebês, mas sabemos também das dificuldades. Amamentar é um ato de amor, porque existe dor, medo e muita insegurança envolvidos. Por isso, estamos aqui, para incentivar, apoiar e ensinar essas mulheres. Esperamos que outras sejam motivadas e também escolham esse caminho”, completou Ericka Chisté.

Com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, a unidade organizou uma programação ao longo do mês de agosto. As atividades tiveram início, nessa segunda-feira (02), com a instalação de faixa alusiva ao tema no corredor central do hospital. Além disso, haverá palestras, distribuição de folders e do laço dourado, símbolo da campanha.

“Sem dúvida as principais ações serão o mamaço e os treinamentos que vão acontecer até o dia 30 de agosto. Uma equipe bem preparada é fundamental para o sucesso da amamentação. Os profissionais são ponto de apoio e orientação, eles podem ensinar a pega correta para que não haja dificuldades e conversar sobre os benefícios de amamentar”, explicou Ericka Chisté.