Hospitais promovem ações no Dia Mundial de Higienização das Mãos

O dia 05 de maio foi instituído como o Dia Mundial de Higienização das Mãos e mobiliza pessoas em todo o mundo. O objetivo é aumentar a adesão de higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo os profissionais da área e pacientes contra infecções.

Com a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), a importância da higienização das mãos foi reforçada por meio de atividades realizadas pelo Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, e pelo o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

Hospital de Urgência e Emergência (HEUE)

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Vitória, realizou uma ação com os profissionais de saúde e usuários para reforçar a importância de higienizar corretamente as mãos. A atividade contou com a participação da equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) que orientou as pessoas sobre o passo a passo da higienização correta das mãos.

Para dar mais dinamismo à atividade foi utilizado um produto específico, que simboliza o sabão, sensível à luz negra. A proposta era verificar se a pessoa realmente lava as mãos corretamente – utilizando uma cabine escura, que com a luz refletia o produto em cor florescente. “Se a pele estivesse coberta com produto e as mãos brilhando o resultado foi eficaz. Ou seja, as mãos foram higienizadas de maneira correta”, explicou a coordenadora da SCIH do HEUE, Renata Perrut Gomes Rodrigues.

Para a especialista, é fundamental que as pessoas entendam a eficácia da higienização das mãos, independentemente do novo Coronavírus. “Nesse período de pandemia, todos estão falando que usar máscara e higienizar as mãos são alternativas essenciais de prevenção da Covid-19. Temos nesse período uma grande lição: tornar esse hábito como parte da nossa rotina, e inclusive, reforçar com as crianças”, pontuou.

A atividade no HEUE despertou atenção da dona de casa, Rosimar Silvares Ferraz, que acompanha o esposo que está internado na unidade. “Achei bem criativa essa ação, pois permite a gente aprender a lavar corretamente as mãos”, disse a dona de casa.

Himaba

No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, também houve uma ação educativa para crianças e acompanhantes de pacientes do Pronto-Socorro, Pediatria e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). O objetivo da abordagem, que aconteceu nessa terça-feira (05), foi orientar pacientes e familiares sobre a importância da fazer a higiene adequada das mãos.

A ação foi realizada pelos setores de Qualidade, Núcleo de Segurança do Paciente e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Foram abordadas questões sobre a importância da higienização das mãos, quando e como realizá-la.

A coordenadora médica do Núcleo de Segurança do Paciente, Beatriz Junqueira, falou sobre o trabalho. “Para nossa abordagem na pediatria e no Pronto-Socorro utilizamos a imagem do personagem Cascão lavando as mãos, o que foi maravilhoso pois, de uma forma lúdica, conseguimos sensibilizar todas as gerações. As crianças foram muito participativas, demonstrando muito interesse”, afirmou.

Esse interesse ficou comprovado com a atenção com que todas recebiam as orientações. “Até o Cascão está lavando as mãos agora”, apontou um pequeno que estava na Pediatria. “Tem que lavar as mãos para matar o vírus”, falou um adolescente que estava no pronto-socorro. O aprendizado estava na ponta da língua: “tem que lavar as mãos para cuidar da saúde”, comentou uma paciente.

A orientação é lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel 70%.

Cuidados recomendados para higienização das mãos na prevenção ao novo Coronavírus

– Molhe as mãos e os pulsos com água corrente e aplique sabão suficiente para cobri-los. Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos, unhas e punhos por pelo menos 20 segundos. Em seguida, enxágue abundantemente com água corrente. Após a lavagem, seque as mãos com uma toalha de uso individual ou toalha descartável;

– Utilize o álcool 70% para fazer a higienização das mãos, quando não houver outros meios à disposição.

Fato ou Fake sobre a higienização das mãos

O álcool gel é tão eficaz quanto água e sabão para a limpeza das mãos

É fato! Se as sujeiras nas mãos não estiverem visíveis, a higienização das mãos pode ser realizada com álcool gel 70%. Se você estiver em casa, o recomendado é não utilizar o álcool em gel para evitar ressecamento na pele.

Posso produzir o álcool gel em casa?  

É fake! As receitas caseiras não garantem a produção de álcool com a concentração adequada, conforme orienta a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Nacional). Além disso, essa prática pode causar irritação na pele e resultar em acidentes domésticos. 

 

Leia mais

INDICADORES: Semana começa (9) com alta no boi gordo

A cotação da arroba do boi gordo começou a semana (9) com alta de 2,84% no preço e o produto é negociado a R$...

Ministro Marcos Pontes conhece empresa brasileira responsável pela fabricação de respiradores

Governo comprou de empresa nacional 6,5 mil aparelhos para reforçar rede pública – Foto: ...

Polícia indicia empresário que gravou vídeo em hospital com ofensas a Casagrande

Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos investigou o caso. Segundo a polícia, o empresário confessou a autoria do vídeo. A Delegacia Especializada em Repressão...

Leia também

Seis carros se envolvem em engavetamento na Dante Michelini, em Vitória

Apenas um dos motoristas teve pequenos ferimentos no rosto. Uma mulher grávida estava em um dos carros, mas não teve lesões. Por Any Cometti e...

Papai Noel dos Correios: a menos de um mês para o Natal, só metade das cartinhas foram adotadas no Espírito Santo; veja como fazer

O prazo final para entrega de presentes e adoção de cartas é até a próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro. Campanha 'Papai Noel dos Correios'...

Jovem é detido pela PM com arma de fogo e munições em Nova Venécia

Na tarde desta sexta-feira (27/11/2020), em Nova Venécia, policiais militares do 2º Batalhão detiveram um jovem de 18 anos. Com ele foi apreendido um...

Mulher que foi presa por atropelar e matar o marido em Linhares é solta com liberdade provisória

Juiz ponderou que a acusada tem dois filhos menores de idade e um ainda precisa ser amamentado. Mesmo sem estar no presídio, ela está...