Hospitais da Rede Estadual promovem visitas virtuais para pacientes

O distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 pode afetar emocionalmente as pessoas que precisam ficar em casa. No entanto, em muitos casos, essas pessoas contam com a presença de outros membros da família dentro de sua residência e têm com quem dividir esses momentos de uma forma que diminua os impactos psicológicos.

Para evitar que a distância de familiares e amigos possa impactar a saúde mental dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujas visitas estão suspensas, conforme Portaria 038-R, de 20 de março de 2020, os Hospitais Estaduais Dr. Dório Silva e Jayme Santos Neves, ambos na Serra, têm utilizado a tecnologia para amenizar o sofrimento dos pacientes e oferecer assistência integral através da comunicação.

No Hospital Dr. Dório Silva, uma parceria com o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desenvolveu o projeto “Visita Virtual HDS”. O projeto foi desenvolvido pelo coordenador de Tecnologia de Informação do campus, Renato Benezath Cabelino Ribeiro, que também é coordenador do projeto, e pelos professores Marcelo Schimidt e Christian Mariani, por meio de contato com a direção do hospital. Foram entregues à unidade hospitalar dois tablets e equipamentos para melhorar o acesso à internet dentro da UTI.

As visitas acontecem por meio de webconferências com a utilização de tablets, que são monitorados pela equipe de atenção psicológica do hospital. Segundo Cabelino, a ideia é que a solução permita que familiares em casa possam conversar com os pacientes internados na UTI, impedidos de receber visitas em função da pandemia do novo Coronavirus.

Para a diretora-geral do Hospital Dr. Dório Silva, Katiana Erler, o projeto “corrobora, em tempos de pandemia, com a proposta da Política Nacional de Humanização, que tem o objetivo de ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, mesmo que, ainda nessa fase de contingência do vírus, seja virtual. Isso também garante o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente”, detalhou.

A diretora destacou ainda que as visitas virtuais podem reativar a motivação psicossomática para a melhoria do paciente.

Já no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o projeto foi idealizado pela Equipe Multidisciplinar e começou com as ações na última segunda-feira (27). Na unidade, podem participar das visitas virtuais os pacientes de UTI e enfermaria que estiverem lúcidos. Após a implantação, a Equipe Multidisciplinar percebeu que os pacientes passaram a se sentir mais acolhidos e motivados.

 

Leia mais

Leia também