Hospitais da Rede Estadual promovem visitas virtuais para pacientes

Compartilhe

O distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 pode afetar emocionalmente as pessoas que precisam ficar em casa. No entanto, em muitos casos, essas pessoas contam com a presença de outros membros da família dentro de sua residência e têm com quem dividir esses momentos de uma forma que diminua os impactos psicológicos.

Para evitar que a distância de familiares e amigos possa impactar a saúde mental dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujas visitas estão suspensas, conforme Portaria 038-R, de 20 de março de 2020, os Hospitais Estaduais Dr. Dório Silva e Jayme Santos Neves, ambos na Serra, têm utilizado a tecnologia para amenizar o sofrimento dos pacientes e oferecer assistência integral através da comunicação.

No Hospital Dr. Dório Silva, uma parceria com o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desenvolveu o projeto “Visita Virtual HDS”. O projeto foi desenvolvido pelo coordenador de Tecnologia de Informação do campus, Renato Benezath Cabelino Ribeiro, que também é coordenador do projeto, e pelos professores Marcelo Schimidt e Christian Mariani, por meio de contato com a direção do hospital. Foram entregues à unidade hospitalar dois tablets e equipamentos para melhorar o acesso à internet dentro da UTI.

As visitas acontecem por meio de webconferências com a utilização de tablets, que são monitorados pela equipe de atenção psicológica do hospital. Segundo Cabelino, a ideia é que a solução permita que familiares em casa possam conversar com os pacientes internados na UTI, impedidos de receber visitas em função da pandemia do novo Coronavirus.

Para a diretora-geral do Hospital Dr. Dório Silva, Katiana Erler, o projeto “corrobora, em tempos de pandemia, com a proposta da Política Nacional de Humanização, que tem o objetivo de ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, mesmo que, ainda nessa fase de contingência do vírus, seja virtual. Isso também garante o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente”, detalhou.

A diretora destacou ainda que as visitas virtuais podem reativar a motivação psicossomática para a melhoria do paciente.

Já no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o projeto foi idealizado pela Equipe Multidisciplinar e começou com as ações na última segunda-feira (27). Na unidade, podem participar das visitas virtuais os pacientes de UTI e enfermaria que estiverem lúcidos. Após a implantação, a Equipe Multidisciplinar percebeu que os pacientes passaram a se sentir mais acolhidos e motivados.

 

Leia também

Inadimplência aumenta e atinge mais brasileiros acima de 60 anos

CRISTIANE GERCINA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A fila de endividados acima de 60 anos --muitos deles aposentados...

Conta de água e esgoto vai ficar mais cara a partir de agosto no Espírito Santo

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) do Espírito Santo publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial,...

Homem é esfaqueado pelo próprio irmão no interior de Nova Venécia

Na tarde de sábado (02), militares deslocaram ao Córrego Tibúrcio, zona rural de Nova Venécia, onde teria ocorrido...

Vila Pavão completa 32 anos de emancipação política

1º de julho é uma data especial para Vila Pavão. Nesse dia, o município comemora 32 anos de...

Polícia Civil renova Termo de Cooperação Técnica para executar Projeto ‘Homem que é Homem’ em Linhares

Por Victória Meireles A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher...

Covid-19: Duas crianças menores de 5 anos morrem por dia, em média, no Brasil

Em 2020, 599 crianças de até 5 anos morreram pela Covid-19. No ano seguinte, período em que a...

Estudo propõe termos mais simples para reclassificar obesidade

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) propõe um novo tipo...