Hortões municipais batem novo recorde com 4,3 toneladas de verduras, legumes e frutas

Compartilhe

Os hortões municipais em parceria com o Ifes produziram bateram novo recorde de produção em outubro, com 4.311 quilos de legumes, frutas, tubérculos e raízes e 111 caixas de cheiro verde e folhas colhidos e entregues aos programas sociais do município e bairros carentes.

Com o resultado o município chega a mais de 46 mil kg e mais de 3 mil caixas de produtos hortícolas colhidos nos hortões desde 2021.

O subusecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, destaca que a produção vem se mantendo ou aumentando sempre e, agora, com mais um equipamento – um microtrator com implementos – o trabalho dos servidores na preparação do solo ficou mais fácil. Ele destaca ainda que a parceria com o Ifes, ampliando o espaço de plantio no campus do Valão Fundo, tem sido substancial para manter a produção.

“O prefeito Enivaldo dos Anjos tem dado todo suporte ao projeto e a parceria com o Ifes ajudou muito a aumentar a produção e a produtividade. São dois hortões dentro do Ifes. Estou muito feliz com esse trabalho, de produzir alimentos para quem precisa”, disse Carlim.

Projetos sociais

Toda essa produção tem sido utilizada para abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina entre outros.

“Os hortões, além de fornecerem alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, têm ajudado também algumas pessoas que viviam em situação de rua e estiveram morando no Polo Industrial, onde o prefeito Enivaldo dos Anjos providenciou casa para eles, além de pagar uma ajuda de custo mensal, dentro do Programa Dignidade Social”, observa Carlim.

O primeiro Hortão Municipal da atual gestão foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em março de 2021, no Polo Industrial Albuíno Azeredo.

PRODUÇÃO DOS HORTÕES EM SETEMBRO

QUIABO (33 KG)

CENOURA (189 KG)

CEBOLA (117 KG)

JILÓ (71 KG)

MANDIOCA (964 KG)

INHAME (389 KG)

BATATA (520 KG)

BETERRABA (13 KG)

ABÓBORA (664 KG)

ABÓBORA D’ÁGUA (479 KG)

BERINJELA (35 KG)

CHUCHU (12 kg)

PIMENTA (KG 28)

ACEROLA (20 kg)

MILHO VERDE (190 KG)

MAMÃO (234 KG)

BANANA PRATA (198 KG)

BANANA DA TERRA (122 KG)

BANANA NANICA (61 KG)

TOTAL (4.311 KG)

VERDURAS 

ALFACE (31 CX)

ALMEIRÃO (16 CX)

CEBOLINHA (20 CX)

COUVE (20 CX)

COENTRO (3 cx)

ESPINAFRE (12 CX)

SALSA (16 CX)

TAIOBA (5 CX)

SERRALHA (3)

JEQUIRI (1)

TOTAL (111 CX) 

Leia também

Jovens francisquenses são campeões da Liga de Handebol de São Paulo

Os talentosos atletas francisquenses Pedro Henrique Lopes e Luiz Felipe de Souza, ambos nascidos em 2006, conquistaram o...

Cumulatividade de impostos aumenta em 7,4% preço de produtos industrializados

Um estudo da LCA Consultores mostra que a cumulatividade dos impostos encarece em 7,4% os produtos industrializados brasileiros....

Cobrança de impostos para importação de placas solares pode prejudicar setor

O interesse por energia solar como fonte renovável está presente em 75% das indústrias brasileiras. A informação é...

Melhores do Ano: na disputa mais acirrada até o momento, Mecânica do Pedrinho vence Araújo por apenas 4 votos

A pesquisa para o Prêmio SiteBarra Melhores do Ano está movimentando Barra de São Francisco. Em uma disputa emocionante,...

Auditores fiscais do Espírito Santo são investigados por corrupção

Três auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) são investigados por corrupção, lavagem de dinheiro e...

ES: polícia prende suspeito de matar jovem que não baixou vidros do carro

  A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos de matar a jovem Carolayne Nascimento Barcelos - que teria sido...