Os dois hortões municipais gerenciados pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) no Polo Municipal e em parceria com o Ifes, no campus do Valão Fundo, entregaram neste início de semana 228 quilos de alimentos fresquinhos para a Apae, o Centro de Apoio Alimenta Jesuína Destefani e o Programa Refeição Amiga, no bairro Irmãos Fernandes.
De acordo com o subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, foram colhidos 125 quilos de verduras e legumes, além de quatro caixas de folhas (alface e cebolinha) no hortão do Ifes e outros 103 quilos no hortão do Polo Industrial, que também rendeu duas cais de couve, duas de cobolinha e duas de almeirão.
O primeiro Hortão Municipal foi criado em janeiro de 2021, no Polo Industrial e, até o mês passado, já havia produzido mais de 1.300 caixas entregues para o Centro de Apoio Alimentar, algumas escolas municipais, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, APAE, entre outros. Tudo isso de graça.
No caso do Centro de Apoio Alimentar, são servidas entre 800 e 1.000 refeições de segunda à sexta-feira.
Os alimentos entregues às famílias carentes são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes.
O fornecimento de verduras e legumes para as famílias carentes, tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.