Hortão Municipal terá apenas produtos orgânicos, sem agrotóxicos

A área de 2.660 metros quadrados, na região do Pólo Industrial, onde será o novo HORTÃO MUNICIPAL, já está totalmente adubada e pronta para o plantio das mais variadas verduras, legumes, frutas e hortaliças.

Um grande diferencial do Hortão Municipal de Barra de São Francisco será a maneira de plantar e cuidar com técnicas que não poluem a terra e a água, não contaminam as plantas, nem os plantadores e consumidores.

“Toda a nossa produção será sem defensivos químicos e só usaremos adubos orgânicos. Queremos qualidade com saúde”, afirmou o secretário municipal de Agricultura Arilson Profirio.

UM PROJETO DE SUCESSO

Trinta anos depois, uma das ações de maior impacto social da gestão anterior do prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) está de volta, e pelas mãos da mesma pessoa: o secretário de Agricultura, Arilson Profiro.

Os primeiros alimentos a serem produtos são cenoura, quiabo, jiló, beterraba e couve. A partir de março, segundo Arilson, serão plantados alface, repolho, coentro, cebolinha, salsa e outros temperos verdes. O objetivo é fornecimento de verduras e legumes para as creches do município e para as famílias de baixa renda, a fim de melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.

O secretário disse que ainda não é possível prever as quantidades que serão produzidas, pois, primeiro, “é necessário preparar o solo e até verificar a sua capacidade de produção”. Mas garantiu que o melhor será feito. Como a prefeitura ainda não abriu o orçamento de 2021, as obras estão sendo feitas em parcerias com proprietários rurais.


Leia mais

Leia também