Hortão em parceria com o Ifes completa 3 meses e já é modelo para outras cidades

Compartilhe

107 quilos de quiabo (83 kg) e pepino (25 kg), oito caixas de folhas e cheiro verde, previsão de colheita para breve de vários quilos de melancia, abóbora, milho e outros legumes e verduras. Este o balanço dos 90 dias de implantação do Hortão Municipal em parceria com o campus do Ifes de Barra de São Francisco, no Valão Fundo.

O sucesso do projeto é tanto que o diretor geral do Ifes, professor Leonardo Siqueira, disse que outros campi já estão fazendo contato para conhecer o hortão e importar a ideia. “Já temos outros campi interessados na ideia, que une pedagogia e responsabilidade social”, informa.

Siqueira, salienta que a ideia do hortão em parceria com a Prefeitura vinha sendo planejada desde o final do ano passado e agradece ao prefeito Enivaldo dos Anjos por ter abraçado a parceria.

”A Prefeitura entra com a mão de obra, o Ifes entra com o terreno e as duas partes entram com os insumos e a manutenção dos equipamentos. O prefeito Enivaldo dos Anjos é um visionário e tem feito um trabalho fantástico na área social. Para nós é muito boa essa parceria, que traz avanços na pedagogia, já que os alunos podem praticar o que aprendem na sala de aula e também adquirem noções de serviço social, já que todos os alimentos produzidos aqui vão para famílias carentes do município e projetos sociais”, analisa Siqueira.

O subsecretário municipal de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, destaca que o projeto tem demonstrado para todos os alunos do curso de Técnica em Agricultura do Ifes a importância de plantar e produzir e, mais do que isso, de ajudar a quem precisa.

“Queremos levar a turma do Ifes para a distribuição de legumes e verduras em bairros carentes do município e também nos projetos, para que eles vejam com os próprios olhos, o benefício que estão produzindo para as pessoas que estão lá no ‘fim da fila’, onde esses alimentos realmente fazem diferença”, comenta.

Hortão do Polo Industrial

O primeiro Hortão Municipal foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em janeiro de 2021, no Polo Industrial e, até o mês passado, já havia produzido mais de 1.300 caixas entregues para o Centro de Apoio Alimentar, algumas escolas municipais, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina, APAE, entre outros. Tudo isso de graça.

No caso do Centro de Apoio Alimentar cerca de 800 a 1.000 pessoas se alimentam de segunda a sexta feira.

Os alimentos entregues às famílias carentes são cenoura, quiabo, jiló, beterraba, alface, cebolinha verde, berinjela, salsinha, coentro, couve, repolho, couve flor, batata doce, e outros temperos verdes.

O fornecimento de verduras e legumes para as famílias carentes, tem por finalidade, melhorar a segurança nutricional das crianças e dos adultos em situação de vulnerabilidade alimentar.

Leia também

Inadimplência aumenta e atinge mais brasileiros acima de 60 anos

CRISTIANE GERCINA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A fila de endividados acima de 60 anos --muitos deles aposentados...

Tottenham acerta contratação de Richarlison

  Tottenham e Everton se acertam e Richarlison jogará nos Spurs. Segundo informação do jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista...

Polícia Civil renova Termo de Cooperação Técnica para executar Projeto ‘Homem que é Homem’ em Linhares

Por Victória Meireles A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher...

Ministério da Saúde reforça importância da vacina de febre amarela, postos de saúde de todo o Brasil oferecem dose contra a doença

O Ministério da Saúde faz um alerta sobre a febre amarela e ressalta a importância da vacinação contra...

Mortes violentas caem 6% no Brasil em 2021, aponta anuário

O registro de mortes violentas intencionais, no ano passado, caiu 6,5% em todo o Brasil, apontou hoje (28) o Anuário...

Sem sustos, Cruzeiro derrota o Vila Nova e chega à 12 vitórias na Série B

LOHANNA LIMA  BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - O confronto entre líder e lanterna da Série B do Brasileiro...