Homologação para criação amadora de pássaros silvestres passa a ser feita pela internet

 

A homologação para criação amadora de pássaros silvestres agora passa a ser feita pela internet. Isso porque, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com o objetivo de facilitar o acesso e evitar o deslocamento dos cidadãos até sua sede, em Cariacica, principalmente em tempos de pandemia, está oferecendo o serviço de forma digital. A mudança também visa a reduzir o tempo de espera do solicitante para ter acesso ao serviço.

A autorização para Criador Amador de Passeriformes de Fauna Silvestre Nativa (CAP) tem por objetivo a contemplação, a recreação e o melhoramento de técnicas e práticas na criação de espécies da ordem Passeriforme da fauna nativa brasileira. Antes, para realizar o procedimento, o cidadão precisava agendar e levar os documentos pessoalmente na sede do Iema. Agora, basta enviar a documentação via e-Docs, o sistema corporativo para gestão e tramitação de documentos e processos digitais do Governo do Estado.

“Digitalizar esse serviço já era uma necessidade do Iema, pois o tempo de espera após o agendamento era grande. A pandemia nos fez agilizar o processo. Assim, o cidadão conseguirá ter acesso ao serviço de imediato, apenas necessitando de um computador com internet, e os procedimentos internos no Iema serão agilizados também”, explica a diretora técnica do Iema, Caroline Machado.

Os solicitantes que já estavam com o serviço agendado estão sendo orientados pela equipe da Coordenação de Fauna do Iema a realizarem o serviço via internet.

Serviço:

Confira o passo a passo da solicitação de autorização para criar pássaros silvestres: https://iema.es.gov.br/servicos_edocs/18

Informações para atendimento:

Telefone: (27) 3636-2506 ou (27) 3636-2529

E-mail: sispass@iema.es.gov.br

Site: https://iema.es.gov.br/NOVOS_CRIADORES

Leia mais

Leia também