Homem é flagrado viajando pendurado em carreta durante a chuva na BR-101, no Espírito Santo

Um homem foi flagrado viajando pendurado em uma carreta em um trecho da BR-101 entre os municípios de Fundão, na Grande Vitória, e Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira (12).

A situação foi registrada pelo técnico de enfermagem Jhone Catrinque, que viajava logo atrás do veículo.

Nas imagens é possível ver que o homem viaja sem camisa, em pé no para-choque e se segurando na carroceria da carreta. Chovia forte no momento do registro.

O inspetor Valdo Lemos, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que a situação flagrada é considerada crime de trânsito grave para o condutor.

“Transportar uma pessoa na parte externa do veículo é considerado crime de trânsito grave. O motorista pode ser punido com sete pontos na carteira e multa de R$ 195”, disse o inspetor.

No entanto, Valdo explicou que existe a possibilidade do motorista não saber que o homem estava pegando carona no caminhão.

“Para que seja configurado como crime é necessário que o motorista tenha consciência que a pessoa estava lá. É possível que o condutor não tenha permitido que aquela pessoa estivesse naquela situação”, ponderou.

Nessas situações em que a viagem não é consentida, o policial explicou que a pessoa que pega a carona não pode ser punida, porque não existe previsão legal no Código de Trânsito Brasileiro para responsabilizar pedestres ou ciclistas que agem da mesma forma.

“É muito perigoso, porque se houver um balanço, um buraco, um movimento bruto, ele pode se desprender e um carro vir e atropelá-lo. Para esse homem não existe penalidade. Não existe nenhuma lei vigente para quem coloca em risco a própria vida. Ele fica impune”, disse.

Homem foi flagrado viajando em carreta — Foto: Jhone Catrinque

Leia mais

Leia também