“Hoje estamos preparados, com uma equipe muito boa”, diz Gustavo Lacerda sobre situação da Covid-19 em Barra de São Francisco

Na tarde desta terça-feira, 22 de junho 2021, Mazinho do Hospital conversou com o Secretário Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda.

Confira a entrevista

Mazinho – Como o Município se preparou para enfrentar essa pandemia COVID 19?

Gustavo Lacerda – A principal decisão tomada da construção do centro de COVID Elita Coimbra, com muita inteligência do prefeito Enivaldo Dos Anjos, que conseguiu mover todas as forças de trabalho do da prefeitura, com ele no comando e foi feito em tempo recorde.

O centro que foi essencial, com atendimento todos os dias da semana, com capacidade de atender cerca de 250 pacientes por dia.

Mazinho – Qual a realidade de hoje em Barra de São Francisco?

Gustavo Lacerda – Hoje estamos preparados, com uma equipe muito boa. O centro de atendimento a COVID 19 fica na bairro Nova Barra, na antiga faculdade Uniube, com atendimento todos os dias da semana. A situação de Barra de São Francisco, tanto nível hospitalar, ambulatorial e de assistência da prefeitura, está controlada.

Mazinho – Foi difícil tomar a decisão de fazer Lockdown?

Gustavo Lacerda – É bom lembrar que o prefeito Enivaldo Dos Anjos decretou Lockdown apenas uma vez por 4 dias, disse que foi muito importante essa decisão, porque teve uma entrada de uma variante muito forte, que veio com muita forte sobre essa doença, os pacientes se agravava muito rápido, isso foi importante para que fosse identificado onde estava essas pessoas com essa variante, o Município continuou seguindo o decreto do Governador, o secretário Gustavo Lacerda, disse essas providências foram muito importantes para sair de 988 casos e hoje estamos com 95 casos ativos. em 45, 50 dias baixamos esses números radicalmente em nosso Município.

Mazinho – Campanha de Vacinação como está?

Gustavo Lacerda – Barra de São Francisco é destaque a nível Nacional na campanha de vacinação, parabenizou a toda a equipe, e disse que o prefeito tem cobrado que seja tomada todas as providências para atender a toda a sociedade francisquense. A previsão do Governo do estado é que até outubro possa seja feita a vacinação de todos os cidadãos.

Mazinho – Sobre Vacina, na entrevista não perguntei sobre a 2ª dose?

Gustavo Lacerda – Na quinta vamos fazer 64 anos e vamos descer conforme estoque de doses.

Mazinho – E sobre a chegada do SAMU em Barra de São Francisco?

Gustavo Lacerda – Primeiramente quero agradecer ao prefeito Enivaldo Dos Anjos, por ter tomado a frente nessa luta de trazer o SAMU para nossa cidade. Se o prefeito não quiser, não vem, mas o Enivaldo abraçou a ideia e está em nosso Município.

A base está localizada no Bairro Irmãos Fernandes, considerada a melhor base. O SAMU ainda não está atendendo porque o Governo deve até o fim de junho liberar. Os atendimentos serão todos feitos via 192, com sede em Vitoria.

O SAMU e uma tripartiti, Município, Governo estadual e Federal.

Barra de São Francisco ganhou duas ambulâncias, uma básica e uma UTI móvel, a saúde vai ganhar muito com os trabalhos do SAMU.

Gustavo destacou que o município está investindo pesado na saúde e que todos os postos de saúde serão reformados. Disse que o prefeito tem dado atenção para os distritos. Cada posto de saúde terá uma ambulância com um técnico de enfermagem um médico.

O secretário disse ainda que atente a todos as pessoas que precisam falar com ele todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, na secretaria de saúde.