Himaba passa a integrar banco de dados nacional para monitoramento dos cuidados neonatais

Parte da equipe neonatal do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, participou, na manhã desta quinta-feira (22), de uma reunião on-line com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde. Na pauta, a integração das maternidades que são referência estadual em todo o País para o Método Canguru no banco de dados nacional para o monitoramento dos cuidados neonatais. 

A iniciativa faz parte das ações do “Qualineo”, estratégia criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. Com a interligação das maternidades, será possível identificar o perfil dos bebês internados, o perfil dos cuidados prestados, avaliar a qualidade do cuidado e a partir daí desenvolver estratégias de melhorias. 

A responsável técnica do Banco de Leite Humano do Himaba, Angélica Carvalho, explicou que essa estratégia de monitoramento do “Qualineo” vai possibilitar que o Himaba tenha indicadores e dados estruturados, que ajudem os profissionais a conhecerem como as crianças que nascem graves são cuidadas. 

“Entendo qual é o perfil. Conseguimos ver a qualidade do cuidado e o que precisamos melhorar. Com essa ferramenta, vamos conseguir comparar não apenas um hospital com outros, mas um Estado com outro. E, a partir daí, construímos uma rede de colaboração, onde o que tiver com mortalidade menor, vai pode ajudar o que está com maior. Essa troca e essa visão de rede são fundamentais”, disse Angélica Carvalho. 

A profissional ainda pontuou: “Somos referência no Estado com o método Canguru. Temos uma equipe altamente qualificada para compreender o nosso perfil e saber quais são os nossos pontos a melhorar”, acrescenta.

 

Canguru 

O Método Canguru é uma norma de atenção humanizada, voltada ao recém-nascido prematuro com menos de 37 semanas e baixo peso (menos de 2,5Kg), que busca deixar a criança em contato direto (pele a pele) com a mãe, na posição canguru, para estimular o aleitamento materno e o vínculo afetivo, além de evitar infecções, diminuindo o tempo de internação. 

A técnica acontece em três etapas. A primeira ocorre com o acompanhamento do bebê pela mãe, dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), quando a criança deve perceber sua presença a cada momento, por meio do toque, que transmite calor, carinho, conforto e segurança. 

A segunda etapa ocorre na enfermaria, para onde as crianças com baixo peso podem ir após um período na Utin, ou mesmo após o nascimento. Nessa etapa, o bebê permanece de maneira contínua com a mãe e a posição canguru, em que a criança fica na vertical, é realizada pelo maior tempo possível, evitando refluxo, menos risco de sufocamento e de parada da respiração durante o sono. Para isso, são utilizadas faixas facilitadoras para esta postura. Esse período funciona como um estágio pré-alta hospitalar. 

Após a alta médica, a terceira etapa caracteriza-se pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório até atingir o peso de 2,5 kg. O trabalho é feito com o suporte de equipes treinadas e conscientes de sua importância.

 

O Himaba 

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Domingo (11) será de chuva na maior parte da região Norte do país

Neste domingo (11), a chuva se espalha por grande parte da região com condição para fortes temporais. O tempo se mantém firme apenas entre...

Com forró, sertanejo e pop, sábado (18) tem cardápio variado em lives de artistas na internet

Por conta do isolamento social, as apresentações de artistas pela internet, as famosas lives, têm se tornado mais comuns. Isso, claro, faz a alegria...

Alunos da Rede Estadual começam a receber cestas básicas do Governo do Estado

Os alunos da Rede Estadual contemplados com as...

Embrapa assina parceria com americanos para desenvolvimento de soluções contra doenças agrícolas

A estatal brasileira Embrapa, voltada à pesquisa no setor da agropecuária firmou um acordo de cooperação com duas instituições dos Estados Unidos para desenvolver...

Leia também

Freitas pode assumir vaga na Assembleia até dia 10

O ex-deputado estadual, Freitas (PSB), poderá assumir a vaga de Euclério Sampaio (DEM), bem antes da posse do prefeito eleito em Cariacica no último...

Vem Com Tua Shekinah: cantora francisquense Izabela Carvalho lança nova música nas plataformas digitais

A cantora católica Izabela Carvalho, de Barra de São Francisco, lançou hoje, nas plataformas digitais, a cação "Vem Com Tua Shekinah". Você já pode conferir aqui o...

Com mais casos de covid-19 e menos leitos no ES, especialistas temem falta de atendimento

Com o número de casos de covid-19 chegando...

Após festas de prefeitos eleitos, Secretário alerta: ‘Aglomerações de qualquer tipo não são adequadas’

Após o resultado das eleições neste domingo (29), milhares de pessoas se colocaram em risco ao participarem de festas nos municípios da Grande Vitória...