Himaba duplica capacidade de esterilização de materiais cirúrgicos

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, acaba de adquirir um novo aparelho autoclave – utilizado para esterilizar materiais e utensílios diversos. Com isso, a capacidade de esterilização de materiais cirúrgicos e artigos médico-hospitalares será duplicada. Atualmente o Himaba realiza a esterilização de aproximadamente 5 mil itens por mês.

O novo maquinário já está no hospital e deve entrar em operação nos próximos dias. Para realizar a esterilização, a autoclave utiliza calor úmido sob pressão a uma temperatura que varia entre 121 e 135 graus Celsius (˚C), que aquece os materiais e leva à morte as células microbianas e demais organismos patogênicos.

A esterilização através da autoclave é o método mais recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para materiais termorresistentes. A higienização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos e a transmissão de doenças entre pacientes.

De acordo com o diretor administrativo do Instituto Gnosis, Organização Social responsável pela gestão do Himaba, Lucas Sartori, quando o Instituto assumiu, em novembro de 2019, a Central de Material e Esterilização (CME) fazia apenas o armazenamento de materiais e o preparo. “A esterilização, que era feita fora da unidade, voltou a ser realizada no hospital, gerando economia de recursos. A nova máquina vai otimizar o trabalho e aumentar a vida útil dos equipamentos”, explicou.

O processo de autoclavagem, para quem opera o equipamento, é simples: o colaborador carrega a máquina com os itens que precisam ser esterilizados e inicia o ciclo. O equipamento então faz tudo sozinho, sem a necessidade de acompanhamento por parte do operador.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia mais

Viatura da Polícia Civil de São Gabriel da Palha capota durante condução de detenta ao presídio

Uma viatura da Polícia Civil capotou na tarde da terça-feira (20), durante o transporte de uma detenta que era levada ao Presídio Feminino em...

Batalhão de Trânsito registra queda de quase 30% no número de acidentes no Espírito Santo

Diante da pandemia do novo coronavírus, o Batalhão...

Helicóptero do Corpo de Bombeiros cai no Distrito Federal

Um helicóptero de resgate do Corpo de Bombeiros caiu na manhã desta quinta-feira (30) em Vicente Pires, no Distrito Federal. O acidente foi próximo...

Leia também

Academia de Goleiros Capixaba Camisa 12 forma novos talentos para o futebol

Além de formar novos talentos, a Academia também dá suporte àqueles que já estão em grandes clubes quando estão em Nova Venécia, como Vinícius...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do País tem tempo nublado e quente nesta quinta-feira (03)

Nesta quinta-feira (03), a Região Centro-Oeste ainda deve receber temporais em algumas localidades por causa de um corredor de umidade da formação de áreas...