Himaba duplica capacidade de esterilização de materiais cirúrgicos

Compartilhe

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, acaba de adquirir um novo aparelho autoclave – utilizado para esterilizar materiais e utensílios diversos. Com isso, a capacidade de esterilização de materiais cirúrgicos e artigos médico-hospitalares será duplicada. Atualmente o Himaba realiza a esterilização de aproximadamente 5 mil itens por mês.

O novo maquinário já está no hospital e deve entrar em operação nos próximos dias. Para realizar a esterilização, a autoclave utiliza calor úmido sob pressão a uma temperatura que varia entre 121 e 135 graus Celsius (˚C), que aquece os materiais e leva à morte as células microbianas e demais organismos patogênicos.

A esterilização através da autoclave é o método mais recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para materiais termorresistentes. A higienização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos e a transmissão de doenças entre pacientes.

De acordo com o diretor administrativo do Instituto Gnosis, Organização Social responsável pela gestão do Himaba, Lucas Sartori, quando o Instituto assumiu, em novembro de 2019, a Central de Material e Esterilização (CME) fazia apenas o armazenamento de materiais e o preparo. “A esterilização, que era feita fora da unidade, voltou a ser realizada no hospital, gerando economia de recursos. A nova máquina vai otimizar o trabalho e aumentar a vida útil dos equipamentos”, explicou.

O processo de autoclavagem, para quem opera o equipamento, é simples: o colaborador carrega a máquina com os itens que precisam ser esterilizados e inicia o ciclo. O equipamento então faz tudo sozinho, sem a necessidade de acompanhamento por parte do operador.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia também

Novas tarifas de água e esgoto deixam conta de água mais cara

  A Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial...

Niulva Coelho é eleita Rainha Caipira durante o 1º Arraiá do Projeto Avivar na Escola João Bastos

A noite desta terça-feira, 28, vai ficar marcada pela realização do Arraiá do Projeto Avivar, na quadra da...

Infraestrutura: Brasil estimula investimentos privados para diversificar e modernizar a matriz de transportes

Cerca de 60% do transporte de cargas no Brasil é feito por meio das rodovias, segundo a Confederação...

Thiago Crei: DJ foi morto porque filmou encontro com suspeito, diz polícia

    Thiago Crei foi encontrado morto em terreno baldio em Vila Velha — Foto: Reprodução/Rede social A Polícia Civil prendeu...

Justiça determina que Renova volte a pagar auxílio emergencial a pescadores e agricultores

  Bombeiros durante buscas na barragem de Fundão, em Mariana — Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros A Justiça Federal intimou...

Curral Intermunicipal de Leilões no Polo Industrial está em fase de conclusão

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos anunciou, logo no início do seu mandato a...

Inscrições para o concurso público da Prefeitura de Barra de São Francisco começam nesta quinta-feira, 30

O concurso público da Prefeitura de Barra de São Francisco, com mais de 300 vagas, abrirá o período...