Himaba comemora Dia Nacional de Doação de Leite Humano e convoca doadoras

Nesta terça-feira (19) é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Para comemorar a data, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, distribuiu mini frascos de álcool gel para as mamães que fizeram a doação nesta semana. A lembrancinha foi entregue durante a coleta do leite materno nas residências das doadoras.

Como o número de mães que doam registrou queda nas últimas semanas, o Himaba está convocando aquelas que estão amamentando, mas ainda não fizeram a sua doação. Nesse período de pandemia, o estoque está bem abaixo dos 70 litros de leite por semana necessários para atender à demanda interna dos bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Por isso, é importante que as mães continuem fazendo a sua doação.

A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, lembra que a data anteriormente era celebrada em 1º de outubro. “Somente com a Lei nº 13227, de dezembro de 2015, instituindo o dia 19 de maio como Dia Nacional de Doação de Leite Humano houve a unificação entre os países da Rede Global de Bancos de Leite. Isso trouxe força para a campanha e esperança para os bebês que estão internados nas Utis neonatais”, explicou.

Ela falou ainda sobre a importância da amamentação. “O leite humano é mais que alimento, é remédio e amor em forma fluida. Precisamos agradecer imensamente às nossas doadoras, que mesmo nessa época, em que todos estão precisando ficar em casa, abrem as portas para a nossa coleta domiciliar. Para as mães que estão em casa, saudáveis e que percebem que têm excesso de leite, se puderem doar, queremos que saibam que é seguro. Tomamos todas as precauções para proteger a saúde da doadora e sua família. Aguardamos o telefonema daquelas que puderem ajudar”, disse Angélica Carvalho.

Como doar no Himaba

Provisoriamente, o atendimento externo está sendo feito das 8h às 17 horas. Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

Em tempos do novo Coronavírus, as mães doadoras não podem ser portadoras da Covid-19 ou terem contato com o vírus. E, é importante que garantam toda higienização antes, durante e após o processo de extração de leite.

A fim de garantir os cuidados e segurança das mães que já são doadoras ou queiram doar, a Secretaria da Saúde (Sesa) divulgou a Nota Técnica COVID-19 N° 33/2020 com orientações para a doação de Leite Materno aos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano durante a pandemia do Novo Coronavírus. Para ter acesso à Nota Técnica, clique aqui

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Sesa.

 

Leia mais

Policiais do 10º BPM de Guarapari encerram nesta segunda feira a “Operação Trabalhador”

Policiais do 10º BPM de Guarapari encerraram na...

Mais um paciente curado de coronavírus em São Mateus

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus...

Secretaria de Saúde de Nova Venécia distribui protetor facial para profissionais

Profissionais da saúde que atuam em Nova Venécia...

Espírito Santo tem 2.010 mortes e 62.873 casos de Coronavírus; mais de 40 mil pessoas já foram curadas

O Espírito Santo registrou, até este domingo (12), 2.010 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 62.873. Os dados foram divulgados...

Leia também