Hidrogênio pode substituir diesel nos trens

Compartilhe

A  Anglo American e a operadora de frete ferroviário australiano Aurizon irão desenvolver em conjunto estudo de viabilidade para avaliar a introdução de trens movidos a hidrogênio para frete a granel. O acordo prevê a exploração das células de combustível de hidrogênio e unidades de energia híbrida de bateria proprietárias da Anglo American em operações ferroviárias de transporte pesado de mercadorias. 

Caso o estudo seja bem-sucedido, poderá ser estendido para outras fases de colaboração, que podem incluir engenharia detalhada e o desenvolvimento de um protótipo de locomotiva pesada movida a hidrogênio.

O estudo de viabilidade irá se concentrar na implantação potencial da tecnologia de energia de hidrogênio da Anglo American no corredor ferroviário de Moura da Aurizon, que opera entre a mina de carvão metalúrgico Dawson da Anglo American e o porto de Gladstone, e o corredor ferroviário de Mount Isa que opera entre a Província de North West Minerals e o porto de Townsville via Terminal Stuart da Aurizon.

Como parte de seu compromisso com minas neutras em carbono até 2040, a Anglo American assumiu a liderança global no desenvolvimento de soluções de hidrogênio verde para sua frota de transporte de carga útil de 290 toneladas de carga útil de ultra-classe. 

SGB-CPRM faz levantamento de bens minerais marinhos na plataforma rasa oceânica do RN

Investimentos: Appian continuará a buscar oportunidades no Brasil

A combinação exclusiva de tecnologias de trem de força da Anglo American, projetada para operar com segurança e eficácia nas minas substituirá o uso do diesel na maioria de suas operações de mineração, com um teste avançado do caminhão protótipo em sua mina de metais do grupo de platina Mogalakwena na África do Sul: Anglo American Hydrogen power.

A Aurizon é uma empresa de transporte ferroviário de mercadorias da Austrália que tem como meta descarbonizar as suas cadeias de abastecimento para atingir emissões operacionais líquidas zero até 2050. A Aurizon também iniciou pesquisa e desenvolvimento de trens movidos à bateria com uma série de partes da indústria e em universidades na Austrália. 

“O hidrogênio oferece uma enorme oportunidade para descarbonizar e continuar a melhorar a competitividade das cadeias de suprimentos de exportação da Austrália”, disse o Diretor e CEO da Aurizon, Andrew Harding. 

Segundo o executivo, trens movidos a hidrogênio com zero de carbono também aumentariam significativamente os atuais benefícios ambientais de transportar mais carga a granel da Austrália por ferrovia. O frete ferroviário já produz até 16 vezes menos poluição de carbono por tonelada-quilômetro do que o rodoviário. 

“A Aurizon está entusiasmada com a parceria com a Anglo American neste projeto, especialmente devido ao seu sucesso até o momento no desenvolvimento de soluções de tecnologia exclusivas para uso em frotas de transporte de minas”, disse Harding.

Tyler Mitchelson, CEO da Anglo American na Austrália, disse que a companhia está comprometida em ter suas operações neutras em carbono até 2040 e o objetivo é reduzir as emissões de Escopo 3 em 50% no mesmo período.“Sabemos que não podemos alcançar tudo isso sozinhos, por isso trabalhamos com parceiros ao longo de nossas cadeias de valor e fora de nossa indústria para encontrar soluções técnicas para descarbonizar.” 

Tony O’Neill, Diretor Técnico da Anglo American, acrescentou: “Nosso acordo com a Aurizon marca a primeira vez que nossa tecnologia de energia de hidrogênio pode ser testada além de nosso programa existente de caminhões de transporte de minas. Descartar nosso uso de diesel é fundamental para eliminar as emissões em nossas instalações e ao longo de nossa cadeia de valor. Acreditamos que nossa tecnologia inovadora de hidrogênio fornece uma solução versátil, seja para caminhões ou trens ou outras formas de transporte pesado.”
 

Foto: Brasil Mineral/DivulgaçãoFoto: Brasil Mineral/Divulgação

Leia também

TCU aprova privatização da Eletrobras

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (18), por 7 votos a 1, o...

SESPORT divulga resultado de partida cancelada em Água Doce do Norte

  Após uma manhã inteira de muitas dúvidas e especulações, a SESPORT divulgou por volta das 11h00min desta segunda-feira...

Em SP, presidente critica Petrobras e diz “lamentar” preço do diesel

O presidente Jair Bolsonaro voltou hoje (16) a criticar a Petrobras pelas sucessivas altas nos preços dos combustíveis...

CNA entrega propostas do setor para construção do Plano Safra de 2022/2023

Nesta terça-feira (17), a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) entregou as propostas relativas às demandas do setor agropecuário...

TSE e Telegram assinam acordo para combater desinformação nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a rede social de troca de mensagens instantâneas Telegram assinaram hoje (17) um acordo para combater...

Equipe de robótica do Sesi de São João del-Rei é campeã na categoria de excelência em engenharia do campeonato mundial da modalidade

A Atombot, equipe de robótica do Sesi de São João del-Rei (MG), foi a campeã da categoria de...