Harmonização de vinhos: como fazer a melhor escolha para acompanhar a sobremesa?

Compartilhe

 

Vinho tinto e vinho branco devem ser combinados com diferentes perfis de sabores

 

Créditos: iStock

 

A harmonização de vinhos e alimentos é uma arte que busca tornar a experiência gustativa ainda melhor, realçando os sabores de ambos. O processo envolve a seleção cuidadosa de vinhos que complementam os pratos servidos, criando uma sinergia que eleva a refeição a um outro patamar. Para sobremesas, o desafio está em equilibrar a doçura do prato com o tipo de vinho.

Para se ter uma ideia, quando um alimento entra em contato com as papilas gustativas, ele ativará algumas dessas papilas de acordo com seu sabor. Quando uma bebida vem em seguida, ela terá dificuldade em sensibilizar as papilas gustativas que já foram ativadas. Pelo contrário, os sabores das papilas gustativas que não foram ativadas parecerão mais presentes.

Por exemplo, prove um vinho doce antes de uma sobremesa também doce. Quando suas papilas gustativas doces tiverem sido ativadas pelo prato, a doçura do vinho será menos perceptível e os outros sabores se destacarão mais.

Portanto, entender os princípios básicos da harmonização de vinhos e sobremesas pode ser útil. A chave está em equilibrar os sabores, o que pode ser feito de várias maneiras, dependendo do tipo de sobremesa e do vinho disponível. Vejamos a seguir algumas combinações possíveis!

Qual vinho combina com sobremesas de chocolate?

A pergunta que você deve se fazer ao combinar um vinho com uma sobremesa é o seu sabor. No caso de um bolo de chocolate, por exemplo, encontramos o amargor do chocolate e um nível de açúcar que varia de acordo com a receita. O amargor do chocolate combina com vinhos tintos, como o vinho Lambrusco. Os vinhos brancos têm um sabor muito suave, e não seriam apreciados devidamente. Além disso, um vinho do Porto também é uma boa opção de combinação.

E as frutas?

As frutas são sempre uma opção de sobremesa, principalmente nos dias quentes de verão. Para realçar sua frescura, opte por um vinho branco, uma vez que eles geralmente apresentam características leves, frutadas e cítricas, que harmonizam perfeitamente com o perfil das frutas.

Por outro lado, os vinhos tintos, quase sempre mais encorpados, podem ofuscar os sabores delicados das frutas, resultando em uma combinação menos equilibrada.

Uma dica: ao servir frutas durante o verão, a escolha de um vinho branco gelado é uma opção refrescante que enriquece a experiência gastronômica.

 

 

Leia também

Piso da enfermagem: impasse sobre o salário da categoria pode chegar ao fim

Os enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras de todo o país podem dar um fim...

Hora do Empreendedor: prefeitura promove a última palestra de 2023

Nesta quarta-feira (06), às 19h acontece a última palestra do ano de 2023 do 'Hora do Empreendedor, no...

Justiça manda soltar marido de médica morta em hotel de Colatina

O ex-prefeito Fuvio Luziano Serafim, de 44 anos, suspeito de matar a médica Juliana Pimenta Ruas El Aouar,...

Vale-gás é aprovado: saiba quem pode receber e o valor que será pago

  Foi aprovado na tarde desta terça-feira (5), em sessão na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o pagamento do...

Preço do café arábica registra alta nesta sexta-feira (1°)

Nesta sexta-feira (1°), a saca de 60 quilos do café arábica custa R$ 944,81, na cidade de São...

Empresária fica com olho paralisado após fazer botox: ‘Quis ficar bonita, mas ficou muito caro’

  Uma empresária do Espírito Santo ficou com um olho paralisado e temporariamente sem visão após realizar um procedimento...

Regime Especial da Indústria Química garante competitividade de empresas brasileiras

Já está em vigor novamente o Regime Especial da Indústria Química (Reiq), que garante estímulos fiscais,  como a...