HAITI: Missão humanitária do Governo Federal montará base em Les Cayes

Compartilhe

A missão enviada pelo Governo Federal para dar auxílio à população vítima de terremotos no Haiti se deslocou, nesta quarta-feira (25), para montar uma base operacional na cidade litorânea de Les Cayes, a 200 quilômetros da capital Porto Príncipe. 

A cidade foi escolhida para sediar o centro de operações da missão brasileira por ficar em uma região duramente atingida pelo desastre natural.

A equipe brasileira se desloca por terra da capital até a cidade litorânea. O trajeto é complicado devido aos danos causados pelo terremoto, como explica Armin Braun, coordenador da missão e diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad.

“Nenhuma grande equipe ainda se deslocou por terra por várias questões, questões de segurança, é um trecho bastante complicado, questões do próprio tráfego na rodovia, em alguns pontos a rodovia tem danos, possivelmente vamos encontrar mais alguns que são relacionados ao terremoto que aconteceu na região, algumas infraestruturas bastante comprometidas como pontes.”

A missão humanitária ao Haiti é liderada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e conta com a participação dos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa, da Saúde e da Justiça e Segurança Pública. 

No país caribenho, estão mais de 30 bombeiros militares do Distrito Federal e de outros estados brasileiros, que levaram, em um avião cargueiro da FAB, mais de 10 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos.

De acordo com Braun, a missão brasileira vai se juntar a equipes de outros países para auxiliar o povo haitiano. 

“O objetivo é chegar em Les Cayes e montar uma base de operações e de coordenação de atividades do governo brasileiro junto com o governo haitiano e também com agências de outros países e outras agências internacionais, como as Nações Unidas, que já estão lá. O trabalho de coordenação já está acontecendo com essas agências, as equipes já estão prontas para atuar e, ao chegar lá, já vão se organizar para iniciar alguma atividade de busca e salvamento e também fazer apoio e assistência humanitária à população daquele país.”

Missão brasileira ao Haiti se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro antes da viagem ao país caribenho (Foto: Divulgação)Missão brasileira ao Haiti se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro antes da viagem ao país caribenho (Foto: Divulgação)

Leia também

Palestra sobre Arqueologia e Patrimônio Cultural para estudantes de Barra de São Francisco

A Arquideolica Eliany da Salvia, realizou atividades de educação patrimonial no último dia 10/05, com os alunos da...

Imagens mostram capivaras se alimentando e amamentando filhotes perto de rio em Colatina

Um vídeo flagrou o momento que algumas capivaras se alimentavam e amamentavam seus filhotes na beira do Rio...

Idoso morre após ser atingido por motorista alcoolizado no Sul do Espírito Santo

Um idoso de 62 anos morreu após a moto que ele pilotava ter sido atingida pelo motorista de...

MDR autoriza repasse de R$ 2 milhões a 15 cidades atingidas por desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta terça-feira (17), o repasse de...

Kombi perde freios, bate em casa e mulher fica presa às ferragens em São Gabriel da Palha

Uma mulher ficou ferida após uma Kombi que transportava trabalhadores rurais perder os freios em uma descida e...

PM se mobiliza e impede realização de mega baile funk clandestino em Jaguaré

A Polícia Militar se mobilizou para impedir a realização de um baile funk clandestino no último sábado (7), em Jaguaré, no Norte...