Hackers invadem sistema de informática de prefeitura no Espírito Santo

Ataque criptografou dados e impossibilitou o acesso aos sistemas administrativo, contábil e financeiro da administração municipal, mas nenhum valor foi retirado das contas do município.

A Prefeitura de Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo, teve seu sistema de informática invadido por hackers na última sexta-feira (1º).

O ataque criptografou dados e impossibilitou o acesso aos sistemas administrativo, contábil e financeiro da administração municipal. Por isso, o acesso a dados públicos e serviços oferecidos de forma on-line estão temporariamente suspensos.

De acordo com a Prefeitura, o ataque ocorreu por volta das 12h.

“Ao realizar uma vistoria ao servidor de informática, o técnico responsável pela rede de computadores da prefeitura encontrou os programas do sistema com acesso negado. Uma mensagem na tela do computador informava a invasão e indicava um endereço de e-mail para que fosse feito contato com os criminosos a fim de negociar a recuperação dos dados mediante o pagamento com moeda virtual, bitcoin. A legislação proíbe aos Municípios o pagamento de resgate de dados em crimes cibernéticos”, disse o município.

Segundo a Prefeitura, nenhum dinheiro foi roubado. No entanto, as contas bancárias acabaram sendo bloqueadas, assim como pagamentos, transações financeiras e os serviços on-line da cidade. Não há prazo para a regularização das atividades.

“Em reunião com todos os secretários e assessores jurídicos do município, o prefeito Sérgio Fonseca pediu, na medida do possível, agilidade na reconstrução do sistema e que os atendimentos à população sejam realizados dentro das viabilidades de cada setor, assim como o cumprimento das obrigações com aos fornecedores e servidores municipais”, explicou a Prefeitura.

A Polícia Civil investigará de onde partiu o ataque e de quem é a sua autoria. O Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Governo do Estado do Espírito Santo também serão acionados pela Prefeitura.

Leia mais

Mais de 13,7 milhões de brasileiros declararam ter algum sintoma de síndrome gripal em julho

Em coletiva, Ministério da Saúde atualizou os dados referentes à Covid-19 no Brasil. Foto: Erasmo Salomão/MS Em julho, 13,7 milhões de brasileiros declararam ter tido algum dos...

Leia também

INDICADORES: Boi gordo registra redução no preço nesta segunda-feira (21)

A cotação da arroba do boi gordo começou a segunda-feira (21) com queda de 1% e o produto é negociado a R$ 248 em...

INDICADORES: Café arábica começa a semana com queda no preço

A saca de 60 quilos do café arábica começou a segunda-feira (21) com queda de 1,69% no preço e é vendida a R$ 544,82...

Buscando formação mais digital e inovadora de jovens, SENAI e Ministério da Economia lançam programa Aprendizagem 4.0

Com o mercado de trabalho em constante transformação digital, a capacitação de trabalhadores que atendam às exigências da indústria se torna cada vez mais...

Governo cria grupo de trabalho para gerir distribuição de vacina contra a Covid-19

Com o avanço das pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus, o governo brasileiro começa a preparar sua infraestrutura para...