Habilitação no Programa Mais Leite Saudável poderá ser feita online

0f3263b3-0119-4bec-a86e-e43e6b661d41.jpeg

Habilitação no Programa Mais Leite Saudável poderá ser feita online
– Foto:
MAPA

O pedido de habilitação de laticínios e cooperativas de leite no Programa “Mais Leite Saudável” (PMLS), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), poderá, a partir de agora, ser realizado de forma online. A solicitação deverá ser feita pelo Portal de Serviços do Governo Federal – www.gov.br

O representante do estabelecimento interessado deverá acessar o portal e clicar na categoria “Agricultura e Pecuária”. Na sequência, em “Licenciamento e Habilitação” e “Mercado Interno”. Neste link estará: “Habilitar Laticínios ou Cooperativas de leite no Programa Mais Leite Saudável” por onde poderá enviar o projeto, via web, de qualquer local do País.

O programa possibilita a laticínios e cooperativas usarem os créditos presumidos do PIS/Pasep e da Cofins de leite in natura, utilizado como insumo, além de beneficiar produtores de leite com assistência técnica.

O coordenador de Boas Práticas e Bem-Estar Animal do Mapa, Rodrigo Dantas, observa que, para participar do programa – com a possibilidade de utilizar os créditos gerados a partir da compra e processamento do leite -, os laticínios e cooperativas devem apresentar um projeto, com foco em assistência técnica gerencial. “As ações propostas devem corresponder, no mínimo, a 5% do valor de créditos a que tem direito, beneficie diretamente os produtores rurais de leite, promovendo o desenvolvimento da atividade, aumento de rentabilidade e melhoria na qualidade e produtividade do leite”, afirma.

Mundialmente, ressalta Dantas, o setor leiteiro se destaca por sua grande importância econômica, gerador de emprego e renda. O leite é o terceiro produto agropecuário em produção total e o primeiro em valor monetário, com indicativo de crescente demanda, segundo dados da Global Dairy Platform, uma comunidade que reúne laticínios, associações e órgãos científicos ligados ao tema.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de leite, e o setor tem grande relevância socioeconômica para o mercado interno. A cadeia agroindustrial do leite reúne cerca de 1,2 milhão de produtores, presentes em 98% dos municípios.

“O aumento de produtividade e da produção, resultante de uma gestão profissionalizada e da utilização de ferramentas como inovação e tecnologia, aliados à melhoria na qualidade do produto, credenciará o Brasil como grande exportador de lácteos”, avalia o coordenador. 

Além de possibilitar o acesso a recursos, o “Programa Mais Leite Saudável” representa uma oportunidade para laticínios e cooperativas de leite melhorarem a produtividade e o rendimento de seus processos industriais e produtos finais, uma vez que passam a ter acesso a matérias-primas (leite) de melhor qualidade, com menor descontinuidade no fornecimento, estimulando a profissionalização e a competitividade na cadeia leiteira nacional.

Em 2020, o PMLS completa cinco anos, com 491 empresas participantes, 699 projetos executados ou em execução, beneficiando 67.085 famílias de produtores de leite, localizadas em 2.150 municípios em todo o País.

Decreto Nº 8.533, de 30 de setembro de 2015, que institui o programa e outras legislações e informações podem ser acessados aqui.

>> Veja vídeo explicativo sobre o serviço

 

Leia mais

Que países e territórios ainda não têm casos confirmados de coronavírus?

BBC NEWS MUNDO O que o arquipélago deTuvalu, no Pacífico, e a antiga república soviética do Turcomenistão têm em comum? Ambas fazem parte de uma...

INDICADORES: Boi gordo registra elevação no preço nesta quinta (10)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (10) com alta de 1,31% e o produto é negociado a R$ 247,10 em...

Guarapari tem fiscalização em praias e comércios para evitar aglomerações no feriado

A prefeitura de Guarapari (ES) está fiscalizando o...

Sicoob ES reduz taxa de juros e disponibiliza mais de R$ 3 bilhões para prorrogação e renegociação de dívidas

As pessoas físicas, empresas, profissionais liberais e autônomos,...

Leia também

Turista mineiro desaparece após entrar no mar da Praia do Morro em Guarapari

Turista mineiro desapareceu após mergulhar no mar da...

Mulher atropela e mata marido após discussão em Linhares

Ela foi encaminhada para o hospital em estado de choque. Homem morreu no local. Bombeiros tentaram resgatar homem mas ele não resistiu e morreu no...

Campanha novembro azul: Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos para homens acima de 45 anos

O mês de novembro “Novembro Azul”, é totalmente dedicado à saúde dos homens. Por isso a Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos...

Campanha novembro azul: Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames grátis para homens acima de 45 anos

O mês de novembro “Novembro Azul”, é totalmente dedicado à saúde dos homens. Por isso a Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos...