Guilherme Fernandes será o secretário de Desenvolvimento de Barra de São Francisco

Guilherme é o sexto secretário escolhido pelo futuro prefeito de Barra de São Francisco

O prefeito eleito Enivaldo dos Anjos (PSD) parece que decidiu, de vez, oxigenar sua futura administração e dar oportunidade aos jovens da cidade no seu primeiro escalão: o futuro Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Silva Fernandes, formado em Ciências Contábeis, tem apenas 29 anos e nasceu no terceiro ano do mandato anterior de Enivaldo à frente do Executivo de Barra de São Francisco (1989-1992).

É o sexto nome do primeiro escalão e o mais jovem até agora. Entretanto, dos seis nomes anunciados, três estão na faixa dos 30 anos de idade e, portanto, somente conhecem o futuro prefeito pela fama: além de Guilherme, a secretária de Obras, Marianne Cavalcante, e a escolhida secretária de Cultura, Israele Cândido.

“Minha geração está passando e está na hora de revelar novos talentos. Nós passaremos, mas o município vai ficar e precisamos capacitar as novas lideranças para comandarem o município”, justificou Enivaldo dos Anjos.

Guilherme, entretanto, nem de longe é um desconhecido: além de ter intensa atuação em liderança social, na Igreja Católica, na Ordem DeMolay (os jovens maçons) e na própria Loja Maçônica 14 de Julho, onde é o mais jovem vice-presidente em 50 anos de história, o futuro secretário de Desenvolvimento tem no pai, Euclides Fernandes de Jesus Júnior, o Guda, seu ponto de ligação com o mundo político. É também sobrinho do francisquense Antônio Claudino de Jesus, médico e professor aposentado da Ufes, produtor e consultor em cultura e meio-ambiente.

EXPERIÊNCIA PRECOCE

Com 20 anos, “Guilherme do Guda”, como é conhecido na cidade, estreou na área pública atuando como como chefe de setor na Secretaria Municipal de Infraestrutura (2011-2012), mas nos últimos oito anos, desde que deixou a Prefeitura, atua na iniciativa privada, respondendo atualmente na Mineração Pagani, como responsável pela área contábil da empresa.

“Respondo também pela área fiscal – emissão de notas fiscais, verificação e validação de operações fiscais/contábeis, sou responsável pela área financeira de todo o faturamento da empresa, controle de recebimentos, relatórios de impostos pagos e aproveitamento de impostos, além de coordenar as atividades da frota de transporte de granitos da empresa, que tem quatro carretas”, observou.

Guilherme não tinha nenhuma expectativa de ser chamado para a administração e disse ter recebido com muita “surpresa e honra” o convite feito pelo futuro prefeito na noite desta segunda-feira (28). Embora não tenham entrado em muitos detalhes, o futuro secretário já sabe os primeiros passos que vai dar na pasta.

“Sinto que posso contribuir para o município dentro da experiência que adquiri nos cursos que fiz e também trabalhando também na área econômica do município. Nosso trabalho será para fortalecer as empresas que já estão no município e ter mecanismo para incentivar outras empresas para se instalarem aqui. Mas não apenas isso, pois vamos trabalhar também pelo pequeno empreendedor que queira se estabelecer, para fazer crescer a economia e gerar novos empregos”, observou.

Filiado ao Partido Republicanos, do vice-prefeito Gustavo Lacerda, o futuro secretário acredita que sua indicação tenha mais ligação com a ligação histórica da sua família com Enivaldo do que, propriamente, pela sua filiação. “Quando fui crescendo, fui acompanhando a carreira dele como deputado e conselheiro do Tribunal de Contas. E sempre ouvindo dos mais antigos que foi o melhor prefeito da história da cidade”, observa Guilherme.

O futuro prefeito, que assume na próxima sexta-feira, dia 1º, confirmou que, entre suas metas principais no início de governo, está o incentivo aos pequenos negócios, a implantação de oficinas de confecções nos distritos e o implemento de uma indústria de artesanato de granito para aproveitamento de refugo da indústria de rochas ornamentais do município.

Agora, já são seis os secretários escolhidos: Elcimar de Souza Alves, na Administração; Israele Cândido, na Cultura; Marianne Cavalcante, em Obras; Capitão PM Valmer Francisco Simões, para Defesa Social e Guarda Municipal; Isaque Antônio da Silva, de Serviços e Limpeza Pública; e Guilherme Silva Fernandes, no Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos.

Leia mais

Leia também