Guias de Turismo têm até esta terça-feira (29) para se inscreverem em edital da Setur

Termina nesta terça-feira (29), o prazo para os guias de turismo capixabas se inscreverem no Edital 001/2020. O edital irá premiar vídeos de guiamento dos pontos turísticos do Espírito Santo. A ação é parte do Plano de Retomada da Economia do Turismo e o investimento é de R$ 100 mil. O produto final do concurso será utilizado na promoção do destino Espírito Santo. O edital completo encontra-se disponível no site da Secretaria de Turismo (Setur).

Serão premiados até 500 vídeos inscritos e aprovados pela Comissão de Seleção. Cada vídeo aprovado receberá o valor de R$ 200,00 e cada participante poderá apresentar para aprovação, no máximo, cinco vídeos de três a cinco minutos, podendo ser premiado por mais de um vídeo.

De acordo com o edital do concurso (001/2020) as inscrições para a seleção podem ser feitas exclusivamente, por meio da internet, através do envio de documentos via sistema e-Docs.

Poderão participar guias de turismo capixabas, ou radicados no Espírito Santo há pelo menos um ano e ter cadastro regular como Guia de Turismo Regional ES no Cadastur.

Os vídeos serão avaliados por uma comissão formada por cinco servidores do Governo do Estado: três representantes da Setur, um servidor da Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV/ES) e um servidor do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho.

 

Os vídeos deverão atender às seguintes especificações mínimas:

O guia de turismo deverá estar portando, obrigatoriamente, a credencial de Guia de Turismo, válida e visível;

  • Poderá ser gravado, inclusive, com a câmera do celular;
  • Cada vídeo deverá ter duração mínima de três minutos e máxima de cinco minutos;
  • O conteúdo deve ter sido gravado especificamente para este edital;
  • O conteúdo deve ser gravado na horizontal;
  • A gravação deve ser, preferencialmente, única e sem cortes;
  • Deve ser observado o cuidado ao filmar o atrativo para que não haja captura de imagem e voz de terceiros;
  • Os vídeos deverão ser entregues em qualidade Full HD, nos formatos .avi, .mov, MPG4 e etc, com resolução mínima de 1.920×1.080 megapixels;
  • O guia de turismo deverá aparecer e se apresentar no vídeo, discorrendo de forma breve o seu nome, não havendo necessidade de aparecer durante todo o período de filmagem;
  • Deverá ter observância às regras de comportamento pertinentes à realização do serviço de Guia de Turismo, conforme disposto na Portaria MTur N° 27/2014;
  • É terminantemente proibida a apresentação que tenha posicionamento cujo teor tenha cunho racista, xenófobo, sexista ou qualquer forma de preconceitos ou estimulem a violência;
  • É vedado o uso de imagem e voz de menores de 18 anos nos materiais produzidos, em atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Serviço:

Confira o edital completo: https://bit.ly/33kgBFj

As inscrições são realizadas via sistema e-Docs por meio do site www.acessocidadao.es.gov.br

Os profissionais que não conseguirem fazer o upload dos vídeos no e-Docs, podem enviar via plataforma Wetransfer (https://wetransfer.com/) para o e-mail marketing@turismo.es.gov.br.

Mais informações: marketing@turismo.es.gov.br

 

Leia mais

Leia também