Guia traz orientações para solicitar reconhecimento de sistemas agrícolas tradicionais

Compartilhe

O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualizou o “Guia para elaboração de propostas ao reconhecimento internacional de Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial: Orientações aos postulantes”. O material é uma versão traduzida e adaptada do manual em inglês, elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O documento fornece instruções para a elaboração de propostas nacionais ao reconhecimento internacional oferecido pelo programa Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM). Uma iniciativa da FAO que ressalta a importância global de sistemas agrícolas locais para a conservação do patrimônio cultural e socioambiental, a segurança alimentar e nutricional, a proteção dos conhecimentos tradicionais e a conservação dos recursos fitogenéticos.

Além de indicar os conteúdos a serem descritos em cada seção do formulário de submissão, o guia contém notas explicativas sobre como elaborar e organizar os mapas geográficos e de uso e cobertura da terra, que devem ser apresentados junto às propostas.

“É importante destacar que o nosso Brasil possui sistemas agrícolas tradicionais com grande potencial para serem reconhecidos pelo programa SIPAM e nossa meta é apoiá-los para que alcancem essa conquista, pois sabemos que se refletirá em significativos benefícios para diversas comunidades tradicionais”, afirma o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, César Halum.

O guia é resultado de Projeto de Cooperação Técnica Internacional realizado por meio de parceria entre o Mapa, a FAO e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

>> Clique aqui para acessar o Guia atualizado

No Brasil, com o apoio do Mapa, o Sistema Agrícola Tradicional (SAT) da Serra do Espinhaço Meridional de Minas Geral, também conhecido como “Apanhadores e Apanhadoras de Flores Sempre-Vivas”, foi o primeiro a ser reconhecido internacionalmente como patrimônio agrícola mundial pela FAO. Em março de 2020, a ministra Tereza Cristina e a primeira-dama Michelle Bolsonaro realizaram a entrega do certificado aos apanhadores e apanhadoras de sempre-vivas durante cerimônia realizada em Brasília.

>> Saiba mais sobre o primeiro SAT brasileiro

Os SATs são sistemas de produção nos quais elementos culturais, ecológicos, históricos e socioeconômicos interagem, formando diferentes arranjos e técnicas produtivas que, em seu conjunto, se mostram resilientes e sustentáveis, gerando paisagens características. São atividades produtivas como agricultura, pesca extrativismo, beneficiamento artesanal, manejo florestal e outras, realizadas conforme o manejo adaptativo dos recursos naturais, as experiências acumuladas ao longo de gerações, a troca de saberes entre conhecimento tradicional e científico, a prática sobre a agrobiodiversidade, as inovações e adaptações produtivas frente às características do terreno e o arcabouço cultural de seus habitantes.

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Guia traz orientações para solicitar reconhecimento de sistemas agrícolas tradicionais

O documento fornece instruções para a elaboração de propostas nacionais ao reconhecimento internacional Foto: João Roberto Ripper / MAPA

Leia também

INDICADORES: Preço do boi gordo tem queda nesta quinta-feira (4)

A cotação da arroba do boi gordo começou a quinta-feira (4) com queda de 7,12% e o produto...

Prefeitura inicia reformas do local onde funcionará a sede de atenção aos idosos e gestantes

A prefeitura de Barra de São Francisco, através da equipe da secretaria de Serviços Públicos deu início nesta...

Carreira de desenvolvedor full stack é promissora no setor de tecnologia

Presença do profissional é cada vez mais fundamental em instituições, governos e empresas O desenvolvedor é um dos profissionais...

Ave silvestre é resgatada com a asa quebrada em Barra de São Francisco

Uma Anhuma, também conhecida como Alicorne ou Iúna, foi encontrada nesta quinta-feira, 4 de agosto de 2022, em...

Sol Righeth confirma candidatura à Câmara Federal

  A Bacharel em Direito e atualmente atuando no setor de rochas ornamentais, Sol Righeth, é a candidata do...

Nova Venécia recebe novos equipamentos e retroescavadeira

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, participou da Semana da Agricultura Familiar...

Secretaria de Urbanismo entrega primeiro trecho do calçadão da Av. Jones dos Santos Neves

O prefeito Enivaldo dos Anjos e a secretária municipal de Obras e Urbanismo, Marianne Cavalcante Cortes Faroni, entregaram...

Diversos tipos de medicamentos estão à disposição na Farmácia da prefeitura de Barra de São Francisco

O secretário Municipal de Saúde da prefeitura de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves, que relatou...