Guia registra cachoeira congelada no Parque do Caparaó, no Espírito Santo

Ivan Souza disse que frio intenso também foi registrado no ano passado, na mesma época, mas que foi ‘sorte’ presenciar a queda d’água cheia de gelo.

Por Any Cometti, G1 ES

Há 10 anos trabalhando no lado capixaba do Parque Nacional do Caparaó, na cidade de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, o guia Ivan Souza foi surpreendido na manhã desta terça-feira (4) quando chegou ao local e viu a paisagem tomada pelo gelo.

A baixa temperatura na madrugada chegou a congelar uma pequena queda d´água do parque. Em um vídeo, ele registrou a cena. A água que corria sobre as pedras também formou uma camada de gelo.

“Vou até a portaria do parque de moto, então ali já temos uma noção de como está o tempo. Tive que subir sentindo o rosto queimado pelo frio, e me deparei com essas lindas imagens”, contou.

Além disso, a vegetação e o acesso a algumas partes do parque também pareciam “pintadas de branco”, por causa do gelo.

Segundo ele, não é a primeira vez que a paisagem amanhece desse jeito nesta época do ano. Mesmo assim, a ação da natureza ainda surpreende e encanta o funcionário.

“Esse frio já aconteceu no ano passado, nos meses de julho e julho, mas são raras imagens assim [da cachoeira]. É sorte pegar um dia exatamente como esse”, declarou Ivan.

Paisagem ficou tomada pelo gelo no Caparaó — Foto: Ivan Souza/ Arquivo Pessoal

Parque

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o parque é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude.

Ele possui duas portarias de acesso, localizadas no município de Alto Caparaó, em MG, e em Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto, no ES, pelas quais o visitante pode conhecer o Pico da Bandeira e diversos outros atrativos do parque, entre, mirantes, vales, cachoeiras e piscinas naturais.

Mas, por causa da pandemia, a visitação está suspensa desde o 22 de março, quando foi publicada uma portaria.

Previsão

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as baixas temperaturas deve permanecer no estado nos próximos dias.

Na Região Sul, a previsão é de mínima de 11 °C para as áreas mais altas. Na Região Serrana, a mínima é de 13 °C.

Guia mostra placa de gelo tirada da região do Caparaó, no Espírito Santo — Foto: Ivan Souza/ Arquivo Pessoal

Paisagem ficou tomada pelo gelo no Caparaó — Foto: Ivan Souza/ Arquivo Pessoal

Paisagem ficou tomada pelo gelo no Caparaó — Foto: Ivan Souza/ Arquivo Pessoal

Leia mais

Governo já investiu mais de R$ 3,2 bilhões para combater a Covid-19

8.010 aquisições foram registradas no Comprasnet. Foto: Banco de imagens O Ministério da Economia (ME) divulgou nesta sexta-feira (21) a nova versão do Painel de Compras...

Micro-ônibus escolar desgovernado invade casa em Ecoporanga

Na tarde desta sexta-feira, 17 de Julho, por volta das 14:30h, um micro-ônibus estava estacionado em uma rua no distrito da Prata dos Baianos,...

Homem em situação de rua morre após ser esfaqueado na perna, em Vitória

O crime aconteceu na noite desse sábado (14), próximo ao Tancredão, no acesso à Segunda Ponte, em Vitória. Por Gabriela Ribeti, TV Gazeta Um homem em...

Leia também

Nova Venécia aprova Casagrande e Bolsonaro

Pesquisa feita pelo Instituto Futura, entre os dias 05 e 06 deste mês, encomendada pela Rede Notícia, mostra que os moradores de Nova Venécia...

Diego Maradona morre aos 60 anos na Argentina

O ex-jogador argentino Diego Maradona morreu nesta manhã,...

Jornal informa morte de Maradona após mal súbito

De acordo com informações do Clarín, astro da seleção argentina e do Boca Juniors não resistiu a parada cardiorrespiratória e morreu aos 60 anos O...