Guarapari e Anchieta entram no grupo de risco alto de transmissão do Covid-19

O governador Renato Casagrande (PSB) apresentou para os prefeitos do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (5), o modelo de um novo mapa da matriz de risco para o novo coronavírus que deve entrar em vigor neste sábado (06). Segundo a apresentação, feita com base nos dados mais recentes no Estado, 36 cidades capixabas devem passar a ter risco alto para a Covid-19 nessa matriz, o que pode aumentar as medidas de restrição. Os dados serão atualizados até a noite desta sexta, quando deve sair o novo mapa definitivo – que pode ter mais ou menos municípios nessa condição. A matriz atual, com validade até esta sexta-feira (05),  indica 12 municípios nesse patamar.

Já os outros 42 municípios capixabas, se for levar em conta as informações mais recentes, deverão ficar com risco moderado. Ou seja, não vai ter mais cidade com risco baixo, o que mostra o avanço rápido da doença pelo Estado.

Na reunião, segundo duas fontes ouvidas pela reportagem que participam do encontro, o governador também alertou que vários municípios poderão entrar no risco extremo na próxima semana se a situação não melhorar no Espírito Santo. O risco extremo pode levar o Estado a adotar medidas mais restritivas, como o lockdown – bloqueio total.

CONFIRA A LISTA DAS CIDADES COM RISCO ALTO:

Vitória

Vila Velha

Serra

Cariacica

Viana

Fundão

Anchieta

Guarapari

Alfredo Chaves

Marechal Floriano

Piúma

Itapemirim

Marataízes

Presidente Kennedy

Mimoso do Sul

Muqui

Apiacá

Bom Jesus do Norte

Guaçuí

Muniz Freire

Castelo

Afonso Cláudio

Itarana

Ibiraçu

João Neiva

São Roque do Canaã

Santa Teresa

Colatina

Mantenópolis

Alto Rio Novo

Águia Branca

Barra de São Francisco

Água Doce do Norte

Ecoporanga

Boa Esperança

Mucurici

Leia mais

Leia também