Grupo de artistas percorre rio Itapemirim dançando em websérie documental

Compartilhe

Três artistas dançam pelo percurso do rio Itapemirim, principal curso d’água da região sul do Espírito Santo. Esse é o tema da websérie “CORPO-RIO”, documentário experimental em cinco episódios, que estreia neste domingo (08), às 20h. A produção será exibida no canal do Grupo Atuação, no YouTube. O grupo é um coletivo de artistas sediado em Cachoeiro de Itapemirim.

“CORPO-RIO” foi produzida durante o primeiro semestre de 2021 a partir de visitas, laboratórios e pesquisas do grupo em quatro cidades capixabas por onde o rio passa: Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.

O episódio de estreia, “Prelúdio”, apresenta os artistas Gabriela Prado, Leonardo Dariva e Weber Cooper dançando em uma casa de Cachoeiro, com marcas visíveis de uma enchente ocorrida em janeiro de 2020. Os episódios seguintes foram filmados em locais abertos das quatro cidades, traçando paralelos entre aspectos do rio e os quatro elementos da natureza.

Em Alegre, o elemento “ar” é o tema escolhido devido ao vapor d’água da imponente Cachoeira da Fumaça. Em Jerônimo Monteiro, o cultivo e a agricultura evocam o elemento “terra”. Em Cachoeiro, onde o rio corre em meio à paisagem fortemente urbanizada, o elemento “fogo” se faz presente. E o encontro final com o oceano Atlântico, em Marataízes, aborda o elemento “água”.

“Buscamos trabalhar na interface entre ecoperformance e vídeo-documentário para trazer à tona imagens desta imersão corpo-rio. Ampliar o cuidado com o meio global conectado com uma práxis artística, que busca um corpo ético/político/estético é a proposição dessa websérie. As imagens criadas não são apenas imagens, mas pulsões, proposições capazes de afetar, desconstruir e conectar performer e público”, comenta Weber Cooper, que além de atuar como performer é produtor executivo e um dos diretores do projeto.

A websérie, assim, é uma forma diferente de retratar a relação dos seres com os recursos hídricos e os demais elementos da natureza, focando no trajeto do Itapemirim, que tem uma importância muito grande para toda uma região – tanto do ponto de vista socioambiental, quanto por aspectos culturais e afetivos.

“CORPO-RIO” foi selecionado em edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

CORPO-RIO

O que é: Websérie documental com performances no rio Itapemirim, no Sul do ES

Quem faz: Grupo Atuação

Direção: Victorhugo Amorim e Weber Cooper

Onde assistir: Canal do Grupo Atuação no YouTube

Estreia: 08/08 (domingo), às 20h

Saiba mais em: http://linktr.ee/corporio

 

Leia também

Homem é preso e adolescente é apreendido ao receberem quase R$ 2 mil em notas falsas pelos Correios

  Um homem de 34 anos foi preso e um adolescente de 16 anos foi apreendido, na tarde desta...

Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28)...

Dança das escolas abrilhanta o segundo dia da Festa de São Pedro, em Barra de São Francisco

A apresentação de danças das escolas municipais e das quadrilhas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Amaro...

Porteiro volta a estudar com mais de 50 e se forma em Direito na faculdade onde trabalha

    Depois de 36 anos sem estudar, o porteiro Darlivan Caetano, de 64 anos, retomou os estudos aos 54...

Imprensa de luto: morre o jornalista ecoporanguense Antônio Carlos da Silva, aos 53 anos

Faleceu na tarde desta terça-feira (28), em Boa Esperança, o jornalista Antônio Carlos da Silva, aos 53 anos,...

Respiradores

Olá, gente! Eu sou Fabi Costa, e estamos aqui para mais um episódio do podcast Onde tem SUS, tem...

Thiago Crei: DJ foi morto porque filmou encontro com suspeito, diz polícia

    Thiago Crei foi encontrado morto em terreno baldio em Vila Velha — Foto: Reprodução/Rede social A Polícia Civil prendeu...

Campeonato Municipal de Futebol de Campo previsto para começar no dia 31 de julho

  A equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da...