Gripe: com aumento de casos e mais gente em postos, Espírito Santo mobiliza municípios para cobertura vacinal

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo está mobilizando os 78 municípios capixabas para alcançar a meta da cobertura vacinal contra a gripe, preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90%. Atualmente, a cobertura vacinal da gripe no Espírito Santo é de 78,6%.

A secretaria informou que há aumento do número de casos de influenza relatados nas cidades do Espírito Santo, além de maior procura por unidades de pronto atendimento e unidades básicas de saúde por parte da população.

O estado vizinho Rio de Janeiro passa por uma epidemia de gripe em sua Região Metropolitana, o que preocupa as autoridades de saúde capixabas.

Segundo a Sesa, entre as ações pactuadas com os municípios está a oferta da vacina da influenza a todos os cidadãos com mais de seis meses de idade que buscarem os serviços de vacinação para receber os demais imunizantes do calendário de vacinação, assim como aqueles que vão receber a dose da vacina da Covid-19.

Para as cidades que realizam ações extramuros contra a Covid-19 em shopping centers, praças, unidades móveis ou estabelecimentos comerciais, também há a oferta da vacina contra a gripe concomitante.

Outra ação importante que os municípios têm realizado, de acordo com a secretaria, é a busca ativa dentro do próprio território por pessoas dos grupos prioritários (crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; idosos e; trabalhadores da saúde) ainda não imunizados contra a gripe.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, informou que o governo estadual e os municípios pactuaram também uma meta mínima diária de aplicação, por serviço de vacinação, para acelerar o processo de imunização contra a gripe.

“A meta depende do porte do município e da demanda do serviço. Mas, estabelecemos uma média de 50 doses aplicadas por dia e por serviços. Como temos em torno de 600 serviços entre pontos fixos e volantes, no estado, teríamos 30 mil doses aplicadas por dia e em 15 dias seriam 450 mil doses”, destacou Danielle Grillo.

Leia também

Definidas ações de prioridade na criação do Polo de Irrigação do Sudoeste Paulista

Para atender as demandas de agricultores do estado de São Paulo, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em...

Homem é morto a tiros em Guarapari

Um homem de 34 anos foi morto a tiros, na noite deste domingo (31), em Guarapari, na Grande...

Beyoncé mudará letra de música de ‘Renaissance’ por reclamações de capacitismo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Beyoncé decidiu mudar a letra de uma das músicas do seu...

Seminário Internacional apresenta estratégia de desenvolvimento das Rotas de Integração Nacional

No Seminário Internacional, que ocorrerá nas próximas duas terças-feiras, 9 e 16 de agosto, o Ministério do Desenvolvimento...

ES: tiro de fuzil para mostrar poder de fogo a traficantes mata animal no quintal de uma casa

Uma égua morreu após ser atingida por um tiro de fuzil, em Cariacica, na Grande Vitória. De acordo...

Casal capixaba cai de paraquedas no mar na Colômbia

O empresário José Lucas Moulaes Figueiredo, de 29 anos, e a médica Amanda Cavalcante Lozer, de 25, viveram...

Hortões da prefeitura de Barra de São Francisco produzem 788 kg de legumes e 189 caixas de verduras no mês de julho

Os hortões implantados em Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Agricultura, um deles em parceria...

Governo reduz prazo de concurso do INSS com 1.000 vagas

FELIPE NUNES SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Economia reduziu para dois meses...