Granito para revestimento da calçada cidadã no centro de Barra de São Francisco já foi licitado

Compartilhe

O calçadão da avenida Jones dos Santos Neves, no centro da cidade, vai ganhar piso revestimento em granito amarelo, típico da região, inclusive no espaço ajardinado que está sendo construído no início da calçada, na esquina da rua Elizeu Divino com a avenida.

A informação é da secretária municipal de Obras e Urbanismo, Marianne Cavalcante, que esteve fazendo uma visita técnica à empresa Toledo Mineração para verificação do material que será utilizado, com acabamento levigado (acabamento semi-polido, apropriado para áreas internas e externas), similar ao granito da praça central. Foram licitados 1.100 m² desse material, no valor de R$ 132 mil.

As obras de requalificação urbana que estão sendo promovidas pelo prefeito Enivaldo dos Anjos em vários trechos do centro da cidade e bairros, têm sido muito bem aceitas pela comunidade e a calçada cidadã que está sendo implantada entre a esquina da rua Elizeu Divino e a travessa Pedro Coimbra, um trecho de 260 metros, terá 3,7 metros de largura, piso antiderrapante e tátil (para deficientes visuais), além de três rampas de acesso para deficientes físicos, cumprindo, com sobras, todas as normas da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para construção de calçadas.

O prefeito, que esteve visitando a obra recentemente, foi muito felicitado por populares que passavam pelo local e fizeram questão de parabenizar o prefeito por estar dando vez ao pedestre nas calçadas do centro da cidade.

Depois de feito o alargamento da calçada, teve início a construção do novo espaço, que está ganhando um canteiro com banco, onde as pessoas poderão parar para descansar e trocar um dedo de prosa.

Como afirma o prefeito, a sua gestão veio para revolucionar, também no sentido de melhorar a mobilidade, de dar mais espaço ao pedestre, de abrir mais espaços para o lazer e a prática de exercícios e, isto tem sido feito em vários locais.

Calçada cidadã

De acordo com a secretária municipal de Obras e Urbanismo, Marianne, a ampliação desse trecho da calçada no lado direito de quem desce a avenida Jones dos Santos Neves serve de projeto-piloto para as calçadas que venham a ser construída no município, além de intervenções em avenidas e ruas mais antigas.

E a criação de pequenos jardins, como o que está sendo feito no começo da calçada é uma das intervenções que vão trazer mais charme e beleza para a cidade e mais conforto para os pedestres, seguindo norma da ABNT que determina a oferta de ‘espaços de encontro às pessoas para a interação social.’

“Queremos e vamos fazer de Barra de São Francisco uma cidade moderna, adaptada aos conceitos básicos de proteção e conforto aos pedestres e, para tanto, estamos iniciando esse projeto. Na verdade, a construção das calçadas é uma obrigação dos proprietários de imóveis urbanos, dentro dos padrões estabelecidos pelo Código de Postura, mas estamos fazendo esse trecho e outros para dar o exemplo, já que a maioria das calçadas do centro e bairros é feita pelos proprietários de acordo com as suas necessidades, sem respeitar o direito dos pedestres”, observa o prefeito, destacando que a “calçada ideal é aquela que garante o caminhar livre, seguro e confortável para o pedestre.”

De acordo com as normas da ABNT a calçada ideal deve oferecer:

Acessibilidade: assegurar a completa mobilidade ao pedestre.

Largura adequada: deve atender as dimensões mínimas na Faixa Livre.

Fluidez: os pedestres devem conseguir andar em velocidade constante.

Continuidade e Segurança: o revestimento deve ser firme e antiderrapante, mesmo quando molhado, com inclinação transversal de 3% para o escoamento de água pluviais, sem buracos, pedras faltantes ou outras incidências que possam gerar risco de queda ou tropeço.

Espaço de socialização: deve oferecer espaços de encontro às pessoas para a interação social.

Desenho da paisagem: deve propiciar climas agradáveis que contribuam para o conforto visual do usuário.

Leia também

Vital 2022: saiba quais atrações já estão confirmadas na festa que volta a Vitória

O Vital, tradicional micareta capixaba que teve a última edição realizada em 2006, voltará a ser realizado nos...

Após sequência história, Bia Haddad Maia cai na estreia em Wimbledon

A participação de Beatriz Haddad Maia na chave de simples do Torneio de Wimbledon, em Londres (Grã-Bretanha), chegou...

Bezerra apresenta na segunda proposta para compensar aumento do diesel

O Senado corre contra o tempo para conseguir aprovar, antes do recesso parlamentar de julho, uma proposta que diminua...

Testes para o diagnóstico da Covid-19

Opa, tudo bem com vocês? Eu sou a Fabi Costa para mais um episódio do podcast Onde tem...

Calçamento de rua no distrito de Monte Sinai é concluído pela prefeitura francisquense

Um calçamento antigo na Rua José Thiago, no distrito de Vila Monte Sinai (Vermelha), que havia sido feito...

Prefeitura entrega mais um bueiro no interior, desta vez no córrego do Aventureiro

A Secretaria de Transportes e Estradas (Semte) da prefeitura de Barra de São Francisco, entregou mais um bueiro...

Homens são amarrados em caminhão e roubados em Ponto Belo

Dois homens que estavam em um caminhão foram rendidos por um suspeito de cor branca, olhos claros, bigode...