Governo vai ampliar barragem em Barra de São Francisco

Atendendo a pedido do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), o Governo do Estado lançou o edital de licitação para contratar empresa para construção do prolongamento da proteção em enrocamento da saída do vertedouro da Barragem Everaldo Bianquini, em Cachoeirinha de Itaúnas, Barra de São Francisco. O reservatório foi construído para garantir o abastecimento de água para a cidade em tempos de estiagem.

“A obra possibilitará maior segurança na barragem, bem como o aumento de sua capacidade de reserva de água. Fiz o pedido ao governador Renato Casagrande e ao secretário Paulo Foleto, da Agricultura, e agora isso será atendido, demonstrando o comprometimento do Governo com o desenvolvimento de Barra de São Francisco. Sem segurança hídrica, uma cidade não pode se desenvolver e é isso que estamos assegurando com essa obra”, disse Enivaldo dos Anjos.

As empresas deverão atender aos requisitos do Edital de Tomada de Preços 005/2020, com a realização da licitação, por menor preço, e abertura de propostas no no dia 18 de agosto, às 10 horas, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura.

A barragem, no Córrego Itaúnas, foi entregue em 2019, uma obra feita por indicação do deputado Enivaldo dos Anjos ao governador Renato Casagrande. Com 50 mil metros quadrados, a barragem equivale ao tamanho de dois estádios Kléber Andrade. O investimento do Governo do Estado, por meio da Seag, foi de quase R$ 1,5 milhão. Depois de inaugurada, além de garantir reserva hídrica, a barragem passou a ser ponto turístico na cidade.

A Barragem Everaldo Bianquini, assim denominada em homenagem ao proprietário que cedeu a área para sua construção, faz parte do Programa Estadual de Barragens, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo em 2017, depois da grande estiagem que castigou principalmente as regiões Norte e Noroeste, mas também teve reflexos no Centro-Sul.

Foram investidos mais de R$ 90 milhões para a implantação de mais de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018, além da retomada das obras da maior barragem do Espírito Santo, em Pinheiros e em Boa Esperança, também já entregue, da implantação da barragem do Rio Jucu; e da construção de outras seis barragens de médio porte por um convênio entre a Seag e a Cesan, órgãos que gerenciam o programa.

Dos 60 reservatórios, 34 são de usos múltiplos de médio porte no interior do Estado e outras 26 barragens de uso coletivo em assentamentos de trabalhadores rurais capixabas no Norte do Espírito Santo. Estima-se que com a implantação das 60 barragens sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Para a definição dos locais onde ficarão as 34 barragens, foram levados em consideração os seguintes fatores: existência de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados; locais que possibilitavam a construção de barragens médias e com uma maior relação volume/lâmina; locais que não necessitavam de desapropriação (áreas doadas); maior número de usuários beneficiados.

Leia mais

Plataforma digital promete agilidade na solicitação de crédito fundiário

O Ministério da Agricultura lançou uma plataforma digital para a solicitação do financiamento de imóveis rurais por meio do Terra Brasil - Programa Nacional...

Motocicleta clonada é apreendida dentro de oficina em Águia Branca, após denúncia anônima

Policiais do 11º BPM de Águia Branca, receberam denúncia anônima na última sexta feira, 03/07/2020, dando conta de eu havia uma motocicleta CB 250...

Coronavírus: Governo do ES suspende aulas e antecipa férias

Renato Casagrande As aulas da rede estadual do Espírito Santo serão suspensas a partir desta terça-feira (17). O anúncio foi feito nesta tarde (16), pelo...

Leia também

Caminhão de produtos inflamáveis capota próximo ao Patrimônio D’ajuda

Um caminhão de produtos inflamáveis capotou na manhã...

Deputados aprovam projeto que autoriza o uso da cloroquina no Espírito Santo

Foi aprovada nesta segunda-feira (10), por unanimidade, em...

Ministério Público constata 748 casos de Coronavírus em asilos e abrigos para idosos no Espírito Santo

As instituições de longa permanência de idosos no Espírito Santo apresentaram um total de 748 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o relatório...

Rússia anuncia primeira vacina contra o coronavírus

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11)...