Governo realiza formatura da primeira turma dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais da Saúde

Compartilhe

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado realizou, nessa quarta-feira (04), a formatura da primeira turma dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação à Saúde (ICEPi). Ao todo, são 100 formandos das residências em Acupuntura, Medicina de Família e Comunidade, Cuidados Paliativos, Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde, Saúde Mental e Saúde da Família.

Médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, nutricionistas, biólogos, médicos veterinários, educadores físicos e terapeutas ocupacionais atuaram durante dois anos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais da Rede Estadual, Centros Regionais de Especialidades (CREs), Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e demais serviços de saúde.

O evento realizado em Vitória teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, que defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Durante a pandemia o SUS funcionou e salvou vidas. Estamos formando profissionais especialistas para fortalecer ainda mais o SUS. A Sesa tem um trabalho importante feito pelo ICEPi para entregar profissionais de altíssima qualidade, visando uma saúde de excelência. São profissionais que agora estão à disposição do Espírito Santo e de todo o Brasil”, declarou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a formatura dos residentes é uma grande conquista. “Essa geração de especialistas foi formada na pandemia de Covid-19, uma época muito difícil. Hoje, são esperança para o futuro do Sistema Único de Saúde e celebramos neste evento 100 grandes vitórias”, enfatizou.

“Esses profissionais que tanto contribuíram para o SUS capixaba nos últimos dois anos, principalmente no enfrentamento à pandemia, tornaram-se especialistas nas áreas escolhidas e deixaram um legado nos serviços de saúde, fazendo formação em serviço ao mesmo tempo que atuaram profissionalmente”, disse o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro.

O gerente de Ensino do Instituto, Luiz Claudio Oliveira, também participou do evento e explicou o diferencial dos Programas de Residências Médicas. “As formações do ICEPi são construídas a partir de metodologias ativas, estimulando o pensamento crítico-reflexivo e que os residentes se tornem protagonistas de transformações nos territórios. O ensino em serviço é um pilar do Instituto e beneficia os profissionais e, principalmente, os usuários do SUS capixaba”, afirmou.

Representando os formandos, Luana Roberta Oliveira Costa leu uma carta aberta aos residentes com o relato das experiências vividas nesses dois anos. “Desenvolvemos ações, coordenamos atividades, atendemos os pacientes, produzimos artigos, criamos vínculo, conversamos, nos posicionamos, fizemos grupos on-line e presencial. Fomos protagonistas de mudanças nos territórios”, discursou.

Também prestigiaram a solenidade a coordenadora das residências do ICEPi, Juliana Mariano; a coordenadora emérita Clarice Sampaio; os coordenadores de cada programa; os subsecretários da Sesa; a superintendente regional de Saúde Metropolitana, Cybeli Pandini; além de membros do ICEPi e os familiares dos formandos.

Leia também

MERCOSUL: Comissão do Congresso aprova acordo sobre facilitação do comércio

A Comissão da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou, nesta terça-feira (17), o texto do Acordo...

Família de mulher morta pelo marido relata casos anteriores de violência: ‘fazia se sentir culpada’

Crime aconteceu em Colatina. Companheiro dela, de 54 anos, confessou o crime e foi preso. De acordo com...

Lâmpadas queimadas são substituídas nos bairros Campo Novo, Cruzeiro, Bambé e Kikito

Servidores da secretaria de Serviços da prefeitura de Barra de São Francisco, realizaram manutenção na iluminação pública nos...

EDUCAÇÃO BÁSICA: PL prevê avaliações de saúde periódicas obrigatórias em alunos

As crianças que estudam em escolas públicas deverão passar por avaliações de saúde periódicas obrigatórias desde quando ingressarem...

São Paulo entrega etapa de ampliação do Novo Museu do Ipiranga

O governo estadual de São Paulo entregou hoje (18) a nova etapa de restauração do Edifício-Monumento, que faz parte da...

Câmara aprova MP que muda incentivos fiscais à indústria petroquímica

17A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (17) a análise da medida provisória (MP) que altera incentivos tributários...

Avenida Adelino Coimbra terá calçadão e passarelas interligando ruas

Desde que a Prefeitura de Barra de São Francisco, através de suas secretárias, começou o projeto de requalificação...

Candidatos selecionados para entregar carnês do IPTU são convocados para contratação

C O M U N I C A D O   A SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO EM CONJUTO COM A...