Governo não descarta nova proibição de funcionamento do comércio no ES mesmo após reabertura

O Governo do Estado permitiu que o os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais voltassem às atividades, em todo o Espírito Santo, a partir da próxima segunda-feira (04). A autorização já havia sido concedida, na semana passada, a 72 municípios do interior do estado. Mesmo assim, em pronunciamento, na noite desta segunda (27), o governador Renato Casagrande não descartou a possibilidade de um novo fechamento, caso dispare o número de casos no Espírito Santo.

Casagrande voltou a destacar a importância dos capixabas manterem um distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Ele ressaltou que não basta o comércio permanecer fechado: é preciso que as pessoas tomem os cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus.

“Muita gente critica que uma atividade econômica está aberta ou não, mas chega no final de semana e vai para a praia, se aglomera, se encontra na casa de amigos, participa de uma festa. Então a gente tem que compreender qual é o nosso papel, para que a gente possa conviver com o vírus e, ao mesmo tempo, a gente distribuir o sacrifício. Não dá para a gente sacrificar um setor só da sociedade. A gente tem que compreender que todos nós estamos tendo que mudar o nosso comportamento”, destacou o governador.

“A gente não poder encontrar nossa família é um sacrifício, não poder fazer uma festa de confraternização de aniversário, não podermos estar com as pessoas em ambientes festivos. Lógico que é um sacrifício. Nós somos uma sociedade que gosta dessas confraternizações. Então como dividir esse sacrifício? É cada um de nós dando uma parcela de contribuição, diminuindo essa interação, diminuindo o deslocamento, evitando sair se não for extremamente necessário”, completou.

O governador ressaltou ainda que, caso as pessoas não façam a sua parte e os casos de Covid-19 dispararem no estado, a tendência é que o governo volte a proibir a atividade comercial. “Mesmo que a gente autorize a abrir o comércio do interior, como nós autorizamos, se não tiver adequadamente um controle, nós de novo vamos ter que fechar a atividade econômica. Mas se todos derem a contribuição, se a gente sacrificar o nosso lazer, talvez seja possível de a gente voltar a manter uma atividade econômica média ou razoável”, ponderou.

“A crise não é local, a crise é mundial. Então por mais que a gente abra qualquer atividade, vai ser pequena”, acrescentou.

Reabertura

O Governo do Estado permitiu que o os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais voltassem às atividades, em todo o Espírito Santo, a partir da próxima segunda-feira (04). A autorização já havia sido concedida, na semana passada, a 72 municípios do interior do estado.

Entretanto, os estabelecimentos precisarão cumprir uma série de restrições. Além das regras básicas, como funcionários e clientes de máscara, oferta de lavatórios e álcool em gel, haverá horários alternados de funcionamento. Alguns setores abrirão pela manhã, outros à tarde.

Além disso, os turnos serão de seis horas e cabe ao empresário controlar o número de consumidores dentro dos estabelecimentos. A permissão dada pelo governo é de um consumidor a cada 10 metros quadrados.

Os shoppings também devem voltar a abrir na próxima segunda-feira, mas com regras e horários diferenciados, que ainda serão definidos nesta semana. Já academias, cerimoniais, bares e locais que provocam aglomeração continuarão fechados.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Investimentos são aliados a políticas públicas para enfrentar a pandemia

Obras no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. – Foto: ...

Fim de semana com prisões e apreensões em Guarapari

Neste fim de semana, policiais militares do 10º...

Espírito Santo compra mais de seis mil máscaras para proteção individual dos policiais civis

A Polícia Civil comprou 6,4 mil máscaras descartáveis de proteção individual que já estão sendo distribuídas...

Após morte do prefeito por Covid-19, prefeitura de Araguanã (TO) passa por momento conturbado

Em meio à pandemia, o município de Araguanã, em Tocantins, passa por uma situação delicada em sua prefeitura. Isso porque o prefeito, Hernandes da...

Leia também

Cantora faz show e reúne multidão em meio à pandemia de covid-19

Milhares de fãs se reuniram para o show...

Corpo de um homem é encontrado no interior de Ecoporanga

Na manhã desta segunda-feira, 19 de outubro, um corpo de um homem foi encontrado por um morador no distrito de Joassuba, interior de Ecoporanga,...

Jovem de 21 anos morre em Ecoporanga com suspeita de apendicite

Na tarde do último sábado, 17 de outubro de 2020, uma triste notícia deixou a cidade de Ecoporanga abalada, a jovem Daniely Rodrigues Leão,...

Acidente de moto tira a vida de jovem em Água Doce do Norte.

Mais um grave acidente envolvendo motocicleta aconteceu em Água Doce do Norte na manhã do último sábado, 18 de outubro de 2020. O jovem Alessandro...