Governo não descarta nova proibição de funcionamento do comércio no ES mesmo após reabertura

O Governo do Estado permitiu que o os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais voltassem às atividades, em todo o Espírito Santo, a partir da próxima segunda-feira (04). A autorização já havia sido concedida, na semana passada, a 72 municípios do interior do estado. Mesmo assim, em pronunciamento, na noite desta segunda (27), o governador Renato Casagrande não descartou a possibilidade de um novo fechamento, caso dispare o número de casos no Espírito Santo.

Casagrande voltou a destacar a importância dos capixabas manterem um distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus. Ele ressaltou que não basta o comércio permanecer fechado: é preciso que as pessoas tomem os cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus.

“Muita gente critica que uma atividade econômica está aberta ou não, mas chega no final de semana e vai para a praia, se aglomera, se encontra na casa de amigos, participa de uma festa. Então a gente tem que compreender qual é o nosso papel, para que a gente possa conviver com o vírus e, ao mesmo tempo, a gente distribuir o sacrifício. Não dá para a gente sacrificar um setor só da sociedade. A gente tem que compreender que todos nós estamos tendo que mudar o nosso comportamento”, destacou o governador.

“A gente não poder encontrar nossa família é um sacrifício, não poder fazer uma festa de confraternização de aniversário, não podermos estar com as pessoas em ambientes festivos. Lógico que é um sacrifício. Nós somos uma sociedade que gosta dessas confraternizações. Então como dividir esse sacrifício? É cada um de nós dando uma parcela de contribuição, diminuindo essa interação, diminuindo o deslocamento, evitando sair se não for extremamente necessário”, completou.

O governador ressaltou ainda que, caso as pessoas não façam a sua parte e os casos de Covid-19 dispararem no estado, a tendência é que o governo volte a proibir a atividade comercial. “Mesmo que a gente autorize a abrir o comércio do interior, como nós autorizamos, se não tiver adequadamente um controle, nós de novo vamos ter que fechar a atividade econômica. Mas se todos derem a contribuição, se a gente sacrificar o nosso lazer, talvez seja possível de a gente voltar a manter uma atividade econômica média ou razoável”, ponderou.

“A crise não é local, a crise é mundial. Então por mais que a gente abra qualquer atividade, vai ser pequena”, acrescentou.

Reabertura

O Governo do Estado permitiu que o os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais voltassem às atividades, em todo o Espírito Santo, a partir da próxima segunda-feira (04). A autorização já havia sido concedida, na semana passada, a 72 municípios do interior do estado.

Entretanto, os estabelecimentos precisarão cumprir uma série de restrições. Além das regras básicas, como funcionários e clientes de máscara, oferta de lavatórios e álcool em gel, haverá horários alternados de funcionamento. Alguns setores abrirão pela manhã, outros à tarde.

Além disso, os turnos serão de seis horas e cabe ao empresário controlar o número de consumidores dentro dos estabelecimentos. A permissão dada pelo governo é de um consumidor a cada 10 metros quadrados.

Os shoppings também devem voltar a abrir na próxima segunda-feira, mas com regras e horários diferenciados, que ainda serão definidos nesta semana. Já academias, cerimoniais, bares e locais que provocam aglomeração continuarão fechados.

Informações: Folha Vitória

Leia mais

Hospital Estadual Dr. Jayme realiza solenidade comemorativa pelo 7º aniversário

O auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, ficou cheio na tarde dessa...

Caixa PAGA hoje 5 lotes diferentes do auxílio de R$ 600 para ESTES trabalhadores

Nesta quarta-feira, 29 de julho, a Caixa Econômica...

Vermífugo é remédio sigiloso que governo vai testar contra covid-19

A pesquisa foi feita em laboratório e agora...

Cuiabá ganhará unidade da Casa da Mulher Brasileira

Cuiabá (MT) vai receber a sua primeira unidade da Casa da Mulher Brasileira, local onde vítimas de violência doméstica contam com uma série de...

Leia também

Polícia apreende pistola e munições ao atender ocorrência de briga em Águia Branca

Policiais do 11° Batalhão apreendem na tarde de sexta-feira (07), uma arma e munições durante atendimento de uma ocorrência no município de Águia Branca. Durante patrulhamento...

Brasil chega a 100 mil mortos por Coronavírus em quase 3 milhões de casos; 2 milhões foram curados

O Brasil atingiu no início da tarde deste sábado (8) a triste marca de 100 mil mortos pela Covid-19. A pandemia de coronavírus já assola o...

Morador denuncia festa com aglomeração em Barra de São Francisco

Um morador denunciou uma festa com aglomeração em Barra de São Francisco. Segundo ele, a festa, com som alto, churrasco e muita gente, acontecia...