Governo muda site para solicitação de carteira de identidade e outros serviços: saiba como vai funcionar

Compartilhe

 

Agenda ES, novo site de agendamento do governo do estado, começa a funcionar em 1º de junho — Foto: Governo do Estado/Divulgação

Agenda ES, novo site de agendamento do governo do estado, começa a funcionar em 1º de junho — Foto: Governo do Estado/Divulgação

A partir de 1º de junho a solicitação serviços e atendimentos oferecidos pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e também a emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade junto à Polícia Civil serão feitos por meio de um novo site, o agenda.es.gov.br.

Atualmente, as solicitações são feitas no site agendamento.es.gov.br e não precisam de login e senha.

Já na nova plataforma, o cidadão que ainda não tiver uma conta no site Acesso Cidadão terá que criar uma para ter acesso aos serviços. Confira como criar a conta.

O objetivo da mudança é oferecer mais segurança e rapidez na marcação de serviços e atendimentos presenciais.

A Sefaz oferece mais de 20 serviços a pessoas físicas e jurídicas, entre eles, a emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA), baixa de inscrição estadual, possibilidade de recorrer de auto de infração, e solicitação de isenção no IPVA.

Os serviços são feitos em 11 agências localizadas em Vitória, Serra, Cariacica, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.

A solicitação para emissão da 1ª e 2ª via da carteira de identidade é oferecida pela Polícia Civil nas unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

Emissão de carteira de identidade será feita em novo site de agendamento no ES a partir de 1º de junho — Foto: Divulgação/ PCES

Emissão de carteira de identidade será feita em novo site de agendamento no ES a partir de 1º de junho — Foto: Divulgação/ PCES

De acordo com a Secretária Estadual de Recursos Humanos (Seger), o site Conecta Cidadão lançado em setembro de 2021 e que reúne informações sobre os mais de 500 serviços do estado, vai indicar a partir de 1º de junho o link para redirecionamento ao novo portal de agendamento.

“Ao acessar o Conecta Cidadão e buscar as orientações sobre o serviço desejado, na própria página o usuário poderá selecionar a opção de agendamento e, assim, ser direcionado para a plataforma que efetua a marcação”, informou o secretário Marcelo Calmon.

  • Polícia Civil

O órgão oferece o serviço de emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade e os locais de atendimento, após o agendamento, são as unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.

  • Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz)

A Sefaz oferece 22 serviços para pessoas físicas e jurídicas, entre eles, pedido de isenção de ICMS para veículos novos, isenção de IPVA, pagamento de IPVA em duplicidade, emissão de Documento Único de Arrecadação (DUA), parcelamento de dívida ativa de outros órgãos, parcelamento de ICMS, cadastro e alteração de cadastro, baixa de inscrição estadual e exclusão de impedimento fazendário.

 

Leia também

Operação contra abuso sexual de crianças na internet é realizada no Espírito Santo

A Polícia Civil do Espírito Santo participa, na manhã desta quinta-feira (30), da Operação Luz na Infância 9. A...

Entra em vigor portaria que reconhece adoção das boas práticas agrícolas

O mês de julho começou com uma novidade para o setor agrícola. Desde esta sexta-feira (1°) está em...

MINAS GERAIS: agricultores recebem da Embrapa soluções para otimizar uso de fertilizantes

Chegou a vez de os produtores agrícolas de Minas Gerais receberem a Caravana Embrapa FertBrasil, ação de curto...

Defesa Civil Nacional reconhece a situação de emergência em oito cidades nordestinas afetadas pela estiagem

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quarta-feira (6), a situação de emergência em oito cidades nordestinas afetadas pela...

Paulista decide a Copa Libertadores do Noroeste contra o Grêmio, de São Domingos do Norte

A final da Copa Libertadores do Noroeste do Espírito Santo vai acontecer no próximo domingo, 10, em São...

Taxa de desemprego fica abaixo de 10% no Brasil, menor nível desde 2015

LEONARDO VIECELI RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A taxa de desemprego no Brasil recuou para 9,8% no...

Punir a Rússia cria ameaça à existência da humanidade, diz ex-presidente Medvedev

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dmitri Medvedev, ex-presidente da Rússia e hoje um dos aliados mais próximos de...

Dia D da Busca Ativa Escolar de Nova Venécia acontece às quintas-feiras

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), seguindo o cronograma do Dia...