
Agenda ES, novo site de agendamento do governo do estado, começa a funcionar em 1º de junho — Foto: Governo do Estado/Divulgação
A partir de 1º de junho a solicitação serviços e atendimentos oferecidos pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e também a emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade junto à Polícia Civil serão feitos por meio de um novo site, o agenda.es.gov.br.
Atualmente, as solicitações são feitas no site agendamento.es.gov.br e não precisam de login e senha.
Já na nova plataforma, o cidadão que ainda não tiver uma conta no site Acesso Cidadão terá que criar uma para ter acesso aos serviços. Confira como criar a conta.
O objetivo da mudança é oferecer mais segurança e rapidez na marcação de serviços e atendimentos presenciais.
A Sefaz oferece mais de 20 serviços a pessoas físicas e jurídicas, entre eles, a emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA), baixa de inscrição estadual, possibilidade de recorrer de auto de infração, e solicitação de isenção no IPVA.
Os serviços são feitos em 11 agências localizadas em Vitória, Serra, Cariacica, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.
A solicitação para emissão da 1ª e 2ª via da carteira de identidade é oferecida pela Polícia Civil nas unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Linhares, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim.

Emissão de carteira de identidade será feita em novo site de agendamento no ES a partir de 1º de junho — Foto: Divulgação/ PCES
De acordo com a Secretária Estadual de Recursos Humanos (Seger), o site Conecta Cidadão lançado em setembro de 2021 e que reúne informações sobre os mais de 500 serviços do estado, vai indicar a partir de 1º de junho o link para redirecionamento ao novo portal de agendamento.
“Ao acessar o Conecta Cidadão e buscar as orientações sobre o serviço desejado, na própria página o usuário poderá selecionar a opção de agendamento e, assim, ser direcionado para a plataforma que efetua a marcação”, informou o secretário Marcelo Calmon.
- Polícia Civil
O órgão oferece o serviço de emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade e os locais de atendimento, após o agendamento, são as unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.
- Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz)
A Sefaz oferece 22 serviços para pessoas físicas e jurídicas, entre eles, pedido de isenção de ICMS para veículos novos, isenção de IPVA, pagamento de IPVA em duplicidade, emissão de Documento Único de Arrecadação (DUA), parcelamento de dívida ativa de outros órgãos, parcelamento de ICMS, cadastro e alteração de cadastro, baixa de inscrição estadual e exclusão de impedimento fazendário.