Governo lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

Compartilhe

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21), mais uma funcionalidade no site do Coronavírus (www.coronavirus.es.gov.br): o painel público com os dados do índice de isolamento social em cada município do Espírito Santo. As informações são fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, que monitoram o deslocamento dos usuários de celulares – os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade do cada cidadão. O painel foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em formato Power BI.

O lançamento acontece no mesmo dia em que o Espírito Santo foi apontado como o mais transparente do País nas compras emergenciais no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Antes, o Estado já havia sido considerado como referência nacional na divulgação de informações sobre a doença. Com o novo painel, o Governo do Estado reforça o seu compromisso com a transparência.

“É mais uma informação para o nosso site do Coronavírus. Sabemos que quanto maior o isolamento, maior é a chance de determos o vírus. Temos uma parceria com todas as operadoras de telefonia móvel que nos dão todos os dias o índice de isolamento social do dia anterior. Já estávamos fazendo a divulgação do índice por meio da assessoria de imprensa, mas a partir de agora todo cidadão pode entrar em nosso site e verificar o índice de isolamento de sua cidade”, disse o governador Renato Casagrande.

A atualização do painel será automática, sempre após as operadoras divulgarem os dados mais recentes na plataforma que foi disponibilizada, de forma gratuita, para uso dos governos estaduais. É contabilizado o deslocamento quando o sinal do telefone celular muda de antena, indicando que o usuário deixou seu local de residência. O índice aponta quantas pessoas permanecem em casa, como por exemplo, nessa terça-feira (19), 46% da população do Espírito Santo permaneceu em casa.

O painel disponibilizará também um histórico dos índices de isolamento social desde o dia 13 de abril, quando teve início o monitoramento. No painel é possível ver os índices desde o início do monitoramento, no dia 13 de abril. O usuário poderá navegar de diversas formas, acompanhando a evolução do índice estadual geral, por região ou por município. É possível ainda fazer busca por um intervalo específico de dias, além de dias da semana ou finais de semana.

Leia também

Bruno Gagliasso compra 20 toalhas com rosto de Lula para presentear amigos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ator Bruno Gagliasso,40, afirmou que comprou 20 toalhas estampadas com o rosto...

Leandro Ais comemora início de calçamento em área central da cidade

Em 10 de novembro do ano passado, o vereador Leandro Ais, durante a sessão legislativa realizada excepcionalmente em...

Barra de São Francisco recebe caminhão de lixo e retroescavadeira do governo do Estado

Um grupo de vereadores de Barra de São Francisco esteve representando o prefeito Enivaldo dos Anjos na solenidade...

Correios inauguram no ES primeira agência com atendimento drive-thru do Brasil

  Correios inauguraram agência com atendimento drive-thru — Foto: Correios/Divulgação Os Correios inauguraram, nesta quarta-feira (6), a primeira agência com...

5G estreia no Brasil nesta quarta; veja aparelhos compatíveis e como usar a conexão

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O 5G puro começa a funcionar em Brasília nesta quarta-feira (6), após a...

Ketanji Brown Jackson toma posse como 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA

RAFAEL BALAGO WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Ketanji Brown Jackson se tornou, nesta quinta (30), a primeira juíza negra...

CHEGOU! veja como ficou a nova Clínica de Hemodiálise de Barra de São Francisco

Neste sábado, dia 2 de julho de 2022, um sonho começa a ser realizado em Barra de São...

Exército admite não conseguir detalhar armas nas mãos de atiradores e caçadores

RAQUEL LOPES BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Exército admitiu ser incapaz de produzir relatórios detalhados sobre os tipos...