Governo lança aplicativo de biometria facial para validar abertura e alteração de dados de empresas

Compartilhe

Governo lança aplicativo de biometria facial para validar abertura e alteração de dados de empresas

O app já está disponível para dispositivos móveis e faz parte das ações do governo de promover a transformação digital
– Foto:
Divulgação/Serpro

Abertura, as alterações de registros e demais operações de uma empresa que, antes, exigiam a presença do empreendedor ou contabilista a uma Junta Comercial, agora, podem ser resolvidas totalmente de casa. O Biovalid, solução digital desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), possibilita o uso de biometria facial pelo celular para a validação de identidade, como alternativa ao uso do certificado digital, que pode chegar a custar até R$ 500. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, e a Junta Comercial do Estado Rio de Janeiro (Jucerja).

O Biovalid já está disponível em aplicativo para dispositivos móveis iOS e Android e faz parte das ações do Governo Federal de promover a transformação digital do País. “O Serpro, ao disponibilizar soluções como o Biovalid, reforça seu compromisso de ser o propulsor da transformação digital no País. Buscamos cada vez mais desburocratizar e modernizar os serviços públicos e privados por meio da inteligência digital. Essa tecnologia traz grandes avanços para o Brasil ao garantir redução de custos e de tempo para os negócios”, ressaltou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.

Para o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, “é fundamental desburocratizarmos cada vez mais o ambiente de negócios e aliviarmos o custo para os empreendedores, que certamente estão buscando alternativas viáveis para contornar cenários adversos. Esta é uma solução ágil, fácil e sem custo algum”. 

No dia 13 de março, aconteceu a primeira abertura de empresa do Brasil utilizando o Biovalid no Rio de Janeiro. A Junta Comercial informou que o processo inteiro de abertura levou apenas dez minutos. Nos último dias, 12 empresas do estado já testaram a solução e eliminaram a etapa de entrega de documentos físicos na Junta Comercial. As operações ocorreram inteiramente pela internet. Os usuários utilizaram simultaneamente o site da Junta Comercial, onde solicitam o serviço que desejam, e o aplicativo Biovalid para realizar a validação biométrica. 

Como funciona

O aplicativo Biovalid solicita ao usuário, inicialmente, que tire uma foto na hora e realiza o registro de imagens do rosto como prova de vida para validar se a pessoa é ela mesma. “A prova de vida é feita por meio de instruções simples do aplicativo, como piscar o olho e virar a cabeça, mantendo o foco em sua face no celular, de forma a verificar que é mesmo o próprio usuário quem está, naquele momento, solicitando a validação de identidade. Para isso é utilizada tecnologia de inteligência artificial, evitando que uma pessoa fotografe a foto de outra, por exemplo, para tentar comprovar uma identidade pelo aplicativo. É uma forma de autenticação online, que traz segurança a todos os envolvidos”, explica o gestor de Produtos de Informação e Inteligência do Serpro, Alfredo Dias. 

“O serviço Biovalid é uma plataforma de geração de tokens utilizados uma única vez com base na biometria de um titular de dados. Diferente do Certificado Digital, o produto não necessita de presença física para ser emitido, e o uso da biometria facial e da prova de vida garantem a identidade do cidadão proprietário daquela chave”, enfatiza Alfredo.

 

Leia também

Promessa do Vitória-ES, meia Kaiky é emprestado ao time Sub-20 do Botafogo

O meia Kaiky, de 18 anos, está de saída do Vitória-ES para defender o Botafogo. Revelado e emprestado...

Restaurante Moreira e Waltinho Construtor farão a grande final do Perna de Pau 2022

As equipes do Waltinho Construtor e Restaurante Moreira vão decidir o título do Campeonato Perna de Pau 2022,...

Após conclusão da pavimentação asfáltica, rua de Vila Pavão recebe sinalização com pintura de faixas

  Os turistas e visitantes esperados neste no fim semana para a 23ª Pomitafro, em Vila Pavão, irão ver...

Pesca: exportação de produtos da piscicultura cresce 100% e soma US$ 14,3 milhões em vendas

O Brasil exportou 100% a mais de produtos da piscicultura no primeiro semestre deste ano em comparação com...

Ruas, prédios e comércios de Vila Pavão ganham as cores da Pomitafro

  O município de Vila Pavão já está vestido com as cores da Pomitafro. Isso é percebido logo nas entradas...

Prorrogar prazo para incentivos fiscais à Sudam e Sudene torna Brasil mais competitivo, avaliam especialistas

Dados da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) revelam que, considerando os incentivos fiscais administrados pela superintendência, entre...

4º Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

A 4ª edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto no...

Policiais civis da Core participam de curso de aperfeiçoamento de técnicas operacionais

Por Adriana Nascimento Amaral A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), participou,...