Governo formaliza envio de tropas da Força Nacional para o Espírito Santo e outros 4 Estados

O governo federal formalizou nesta quinta-feira (20) o envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública para os estados de Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco.

O envio das tropas foi publicado no “Diário Oficial da União”, e a portaria é assinada pelo ministro da Justiça, André Luiz Mendonça.

Conforme a portaria, o envio das tropas integra o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, lançado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo então ministro da Justiça, Sergio Moro, para tentar combater crimes violentos.

A portaria publicada no “Diário Oficial” define que o “foco” das tropas da Força Nacional serão os seguintes municípios (por ordem alfabética):

  • Ananindeua (Pará);
  • Cariacica (Espírito Santo);
  • Goiânia (Goiás);
  • Paulista (Pernambuco);
  • São José dos Pinhais (Paraná).

“As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos, que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, informa a portaria publicada pelo Ministério da Justiça.

Definição dos municípios

Em maio do ano passado, o governo federal informou que enviaria as tropas para as cincos cidades contempladas na portaria desta quinta-feira em razão dos “altos índices de criminalidade, especialmente de homicídios”.

Na ocasião, o então ministro Sergio Moro informou que, “se o projeto for bem sucedido, vai ser expandido para outros municípios”.

Leia mais

Leia também