Governo firma parceria para restauração de respiradores

Equipamentos fundamentais para os pacientes hospitalizados com estado de saúde grave e de risco, os respiradores se tornaram um item com maior demanda pelo sistema de saúde de todo o mundo. No Espírito Santo, o Governo do Estado, além de adquirir novos aparelhos, firma parceria para a manutenção desses itens.

O convênio para manutenção dos aparelhos foi realizado, na manhã desta quinta-feira (14), a distância, com a participação, dentre outros, do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; da secretária de Ciência, Tecnologia,  Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel; do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello; da coordenadora do projeto na Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Fabrine Schwanz; e representantes da empresa Vale,  do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O ato garante a manutenção gratuita de respiradores pulmonares inoperantes do sistema de saúde estadual por profissionais da Vale, Ufes e Senai, além de voluntários da Arcellor. Para o secretário Nésio Fernandes, a ação integra um legado que o Governo deixará pós-pandemia.

“O Governo do Estado agiu de forma proativa e responsável dobrando a capacidade de atendimento em meio à pandemia. Como resultado, teremos um sistema de saúde mais robusto. Saúde não se restringe a leitos, escala de profissionais e medicamentos. Somos um complexo econômico-social. Precisamos repensar o modelo de desenvolvimento vigente,  ter soberania tecnológica, valorizar a produção e o trabalho. Integrar ensino, serviços de saúde e a indústria é um caminho para superar o subdesenvolvimento e a dependência, principalmente em épocas de crise”, afirmou Nésio Fernandes.

O secretário agradeceu o comprometimento das instituições ao apoiar e disponibilizar profissionais e recursos para a manutenção dos equipamentos e fez um apelo a todos, lembrando que a principal medida de combate ao novo Coronavírus  (Covid-19), no momento, é o distanciamento social.

Tecnologia e Inovação

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, destacou que o desafio de enfrentamento à pandemia exige decisões rápidas que tragam resultados à população, e que pode ser um legado para os procedimentos pós-pandemia.

“O sistema de saúde é um setor estratégico e a ciência e tecnologia agregam um diferencial quando integradas à essa política. Esse momento de convergência entre Governo, instituições de ensino e pesquisa e setor privado, em prol da sociedade, é resultado de um trabalho que fomentamos há anos e que foi amplamente incrementado através da Mobilização Capixaba pela Inovação em 2019. Nós queremos agradecer a disponibilidade desses parceiros que entendem a dimensão e se unem a nós para viabilizar o atendimento da população.”

A secretária ressaltou que a parceria já trouxe outros resultados importantes nesse período de pandemia, com a confecção das face shields, máscaras protetoras faciais utilizadas pelos profissionais que trabalham no enfrentamento da Covid-19.

Manutenção

A partir de agora, respiradores de unidades públicas de saúde que necessitam de reparos serão identificados e separados para entrega à Ufes e ao Senai, que irão diagnosticar o equipamento, buscando identificar a causa de seu mal funcionamento e iniciar a reparação. Nos casos em que for necessário a substituição de componentes ou partes com defeitos, a Vale irá contribuir com a aquisição, caso sejam localizados fornecedores e a custos viáveis, e realizar a doação à Sesa.  Após a manutenção os respiradores serão calibrados por empresas parceiras que atuam voluntariamente no projeto.

Os respiradores restaurados voltarão à rede pública sem custo ao Estado, garantindo o atendimento aos cidadãos.

Parceria

O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Paulo Vargas, reconhece o momento delicado em virtude da pandemia e a importância de juntar esforços para fazer o enfrentamento adequado. A Fapes apoia o projeto por meio de parceria com a Ufes, subsidiando a atuação dos voluntários da universidade. “A Universidade sente-se lisonjeada em fazer parte desse processo, dando essa contribuição no combate à Covid-19”, pontuou.

Para Mateus Freitas, diretor regional do Senai, a instituição tem muito a contribuir nesse momento. “Temos montado uma série de projetos na Federação da Indústria para minimizar o impacto dessa doença. Cada respirador salva de 10 a 20 pessoas, então vamos nos empenhar em regatar todos os equipamentos possíveis, pois estaremos salvando vidas.”

Fernando Dellacqua, representante da Vale, disse que a parceria busca superar as adversidades trazidas pelo novo Coronavírus. “Esse trabalho, a muitas mãos, garantirá o atendimento de quem mais precisa em um momento muito sensível. Não sabemos quando essa jornada irá acabar, mas estamos juntos para enfrentá-la.”

Leia mais

BOLETIM DA SALA DE SITUAÇÃO – 30/04/2020

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou uma nova reunião da Sala de Situação de Emergência...

Homem de 62 anos mata a irmã com golpe de cavadeira em Jaguaré no Norte do Estado

Foto ilustrativa Um homem de 62 anos foi preso,...

Conheça os principais símbolos nacionais presentes na comemoração da Independência

Hasteamento da Bandeira Nacional. Foto: Foto: Clauber Cleber Caetano/PR   “Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil. Já raiou a liberdade, no horizonte...

Leia também

MP em discussão no Congresso Nacional pode aumentar volume de crédito oferecido a empresários paranaenses

A obtenção de crédito por empreendedores brasileiros tem se tornado um entrave durante a crise financeira ocasionada pela pandemia. No Paraná, segundo pesquisa do...

Leilão do saneamento básico em Alagoas deve aumentar percentual da população que recebe atendimento de coleta de esgoto

O serviço de saneamento básico deve ter um novo cenário na região metropolitana de Maceió nos próximos anos. Atualmente, segundo dados do Sistema Nacional...

Mais de 313 mil empregos foram criados em setembro

egundo o Ministério da Economia, é o melhor resultado para setembro desde que foi criado o Caged, em 1992. Foto: Wilson Dias / Agência...

Programa Vigiar SUS é lançado pelo Ministério da Saúde

Foto: Sumaia Villela / Agência Brasil Vigilância, alerta e resposta a ações para melhorar a saúde e o bem-estar da população brasileira. Para isso,...