Governo Federal reconhece situação de emergência em municípios da Região Sul

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em três municípios da Região Sul atingidos pela estiagem. São eles: Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, e Águas de Chapecó e São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina.

Ao obter o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios podem solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, recursos para ações de resposta e reconstrução de estruturas danificadas. Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como o repasse pode ser utilizado.

“Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2iD, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

O S2iD é o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br

O MDR também reconheceu situação de emergência em oito municípios do Rio Grande do Norte e três da Bahia por causa da estiagem, além de um do Amazonas por conta de inundações. 

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Leia mais

Leia também