Governo Federal reconhece situação de emergência em 12 cidades atingidas por temporais

Compartilhe

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais 12 cidades brasileiras atingidas por chuvas intensas, inundações ou vendavais. A portaria com o reconhecimento federal foi publicada na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link <\/a>para acessar.

Três cidades estão na Bahia e registraram chuvas intensas. São elas: Barra da Estiva, Caraíbas e Lagoa Real. O mesmo desastre também afetou os municípios de São Mateus, no Espírito Santo; São Luís de Montes Belos, em Goiás; Tiros, em Minas Gerais; Diamantino, em Mato Grosso; Água Azul do Norte, no Pará; Rolim de Moura, em Rondônia; e Aparecida, em São Paulo.

Já na cidade de Pedreiras, no Maranhão, o reconhecimento federal teve como causa as inundações, enquanto em Sant´Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, o motivo foi um vendaval.

Também nesta quarta-feira, o MDR reconheceu a situação de emergência em 11 cidades atingidas pela estiagem ou pela seca nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Saiba mais neste link.<\/a>

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Foto: MDRFoto: MDR

Leia também

DRAWBACK: Vai à sanção MP que prorroga isenção de tributos para exportadoras

O Senado aprovou, nessa quinta-feira (12), a medida provisória (MP) 1079/2021, que prorroga, até 2023, a isenção ou...

Secretaria da Mulher faz campanha contra a Exploração Sexual Infantil

  Várias servidoras – e pelo menos um servidor – da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social...

Como melhorar foco e concentração? Confira oito dicas

Às vezes, temos a sensação de que nossa memória já não é mais a mesma, que estamos mais...

Jogos Escolares prosseguem nesta quinta, 19, e campeões começam a ser definidos; Confira todos os resultados de quarta-feira

No quarto dia da fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), em Barra de São Francisco,...

Ações do Projeto Avivar avançam com Roda de Conversa e novo núcleo em Monte Senir

O Projeto Avivar, implantado há três meses em Barra de São Francisco avança a cada dia com novos...

São Paulo entrega etapa de ampliação do Novo Museu do Ipiranga

O governo estadual de São Paulo entregou hoje (18) a nova etapa de restauração do Edifício-Monumento, que faz parte da...

ES-320: audiência pública deve acontecer na primeira quinzena de junho

A audiência pública para debater os impactos das obras de pavimentação da ES-320 entre Barra de São Francisco...