Governo Federal prioriza agenda de investimentos e concessões públicas, diz PPI

PPI

Secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier
– Foto:
Anderson Riedel/PR

A secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, apresentou nesta quarta-feira (10), durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, os resultados das deliberações da 13ª reunião do Conselho do PPI, realizada com o presidente Jair Bolsonaro. 

De acordo com a secretária, os investimentos qualificados hoje na carteira do PPI são importantes para a criação de empregos, geração de renda e contribuir com  a retomada do crescimento econômico. Ela afirmou que o Governo Federal segue “pisando no acelerador” em relação às concessões de infraestrutura, as parcerias público-privadas e a agenda de desestatizações, ainda mais agora.

“Com a crise (do novo coronavírus) essa agenda de investimentos se tornou ainda mais prioritária para o Governo Federal”, disse.

Confira abaixo os investimentos e as concessões apresentados por setores:

Infraestrutura

No setor portuário, foram qualificados para arrendamento os terminais MAC11, MAC12 e MAC13, no Porto de Maceió (AL); MUC01, no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, (CE); TERSAB, no Complexo Portuário de Areia Branca, no Rio Grande do Norte; e dois terminais de combustíveis na área da Alemoa, no Porto de Santos, o STS08 e STS08A.

Somente esses dois terminais devem receber investimentos de R$ 1,2 bilhão durante os 25 anos de concessão previstos. O arrendamento desses sete terminais deve acontecer no 2º trimestre de 2021. Ainda no setor portuário, o PPI qualificou também a desestatização do Porto Organizado de Itajaí (SC), que deve ir à leilão no 3º trimestre de 2022.

Já no âmbito das rodovias, foi aprovada a concessão da BR-135/316/MA. O trecho de 438 km é fundamental para o escoamento de grãos da região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e deve ir a leilão em 2022.

Além disso, 21 trechos de rodovias integradas no Paraná e dois acessos da BR-230/PA foram incluídos no Plano Nacional de Desestatização (PND). O conselho também aprovou o apoio ao licenciamento ambiental da BR-174/MT-RO, que é uma das atribuições do Programa de Concessões e consiste na articulação junto a outros órgãos ambientais no sentido de priorizar as análises de licenciamento das áreas a serem licitadas.

No ramo dos aeroportos, foi aprovada a relicitação dos aeroportos internacionais Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte) e de Viracopos (Campinas, em São Paulo).

 Energia 

Inclusão das áreas de oferta permanente de óleo e gás, com a previsão de um leilão já no próximo semestre. De acordo com ela, as áreas de oferta estarão em uma “prateleira virtual” e à medida que forem encontrados interesses pelas áreas os leilões serão organizados.

De acordo com ela, o PPI está revendo um Comitê interministerial para projetos de resíduos sólidos urbanos, para ampliar as parcerias com o setor privado. 

No âmbito do Ministério de Minas Energia, está a aprovação de um Comitê Interministerial, chamado Pró-Minerais Estratégicos” para apoiar os investimentos de produção de minerais estratégicos. “Esta é uma demanda importante, principalmente para o setor de fertilizantes no Brasil, nós temos muita dependência de potássio, de fosfato, de importação de outros países, sendo que nós temos no Brasil e precisamos explorá-los”, afirmou. 

 Meio Ambiente

Na área de meio ambiente, foram incluídos dois parques na carteira do PPI: Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal,  e Parque São Joaquim, em Santa Catarina. De acordo com Seillier, o PPI acredita que o turismo em locais abertos, como parques, aumentará bastante pós-pandemia. Dessa forma, a secretaria está estruturando uma concessão para que parceiros privados possam explorar e ao mesmo tempo investir nesses parues, assegurando proteção e sustentabilidade.

 

Leia mais

Representantes da ONU participam de debate virtual com escritora capixaba

Live acontece às 14h de sábado (20). Relatório aponta para aumento de pessoas em extrema pobreza na América Latina e Caribe por causa de...

Leia também

Turista mineiro desaparece após entrar no mar da Praia do Morro em Guarapari

Turista mineiro desapareceu após mergulhar no mar da...

Mulher atropela e mata marido após discussão em Linhares

Ela foi encaminhada para o hospital em estado de choque. Homem morreu no local. Bombeiros tentaram resgatar homem mas ele não resistiu e morreu no...

Campanha novembro azul: Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos para homens acima de 45 anos

O mês de novembro “Novembro Azul”, é totalmente dedicado à saúde dos homens. Por isso a Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos...

Campanha novembro azul: Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames grátis para homens acima de 45 anos

O mês de novembro “Novembro Azul”, é totalmente dedicado à saúde dos homens. Por isso a Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos...