Governo Federal oferece bolsa de pesquisa para monitoramento de secas e inundações no Espírito Santo

Está aberta até o próximo dia 6 de maio a Chamada Pública do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que busca pesquisadores para o projeto Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos, no Âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). A seleção concederá 17 bolsas de pesquisa, além de auxílios financeiros a pesquisadores de 10 estados brasileiros.

No Espírito Santo há uma vaga aberta para assistente de pesquisa na área de monitoramento hidrometeorológico e informações sobre eventos críticos. O pesquisador selecionado irá atuar na Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), em Vitória, a partir do dia 8 de junho.

O trabalho será de 12 meses prorrogáveis, com bolsa mensal no valor de R$ 3,1 mil. O regulamento também prevê auxílio financeiro de até R$ 3 mil para despesas com deslocamento durante visitas em locais de interesse da pesquisa, diárias, material de consumo, telefonemas e prestação de serviços de terceiros.

Para concorrer à vaga, o candidato deve ter mestrado na área de recursos hídricos, experiência em monitoramento hidrometeorológico e gestão de eventos críticos de secas e inundações, por meio de atividades profissionais ou acadêmicas. No ato da inscrição, o candidato deve citar até três trabalhos realizados e a Proposta de Execução do Projeto. O processo seletivo se dará pela análise de currículos, de trabalhos apresentados e de uma entrevista.

O resultado será divulgado a partir do dia 25 de maio, no site do Ipea.

Acesse aqui o Edital da Chamada Pública Ipea nº 38/2020 e saiba como se inscrever (o detalhamento da vaga destinada ao Espírito Santo está no item 3.9. Candidato 9 – Assistente de Pesquisa III).

O projeto “Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos”, no Âmbito do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), é fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ipea, e busca, por meio de pesquisas e bolsas, o aprimoramento e o desenvolvimento de ferramentas inovadoras que auxiliem a tomada de decisão nos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos.

O Espírito Santo inicia este ano a segunda fase do projeto juntamente com os estados que iniciaram o 2º ciclo do Progestão em 2018 (Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins). O Progestão, da ANA, começou em 2013 e tem como objetivo fortalecer a gestão de recursos hídricos, por meio do cumprimento de metas nos órgãos gestores estaduais.

Para mais informações sobre essa seleção: pnpd@ipea.gov.br / (61) 2026-5219/5678.

Leia mais

Mantenópolis recebe quatro veículos do Governo Estadual

Quatro veículos Fiat Strada, foi entregue nesta terça feira, 09/06/2020, pela secretaria de Estado de Agricultura ao município de Mantenópolis, fruto de emenda parlamentar...

Obra de duplicação entre Guarapari e Anchieta é retomada

A partir deste mês de agosto, após paralisação...

Nova Venécia passa dos 30 casos confirmados de coronavírus

O número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19)...

Família é feita de refém durante assalto a residência na zona rural de Guarapari

A casa de uma família, na zona rural...

Leia também

INPE lança plataforma que permite acesso a projeções de mudança do clima para todo o Brasil

Os brasileiros contam agora com uma plataforma on-line em que é possível visualizar cenários de mudança do clima para todo o território nacional. O...

Número de trabalhadores empregados sobe em outubro em todo País

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia indicou um aumento no número de trabalhadores empregados pelo quarto mês consecutivo....

ANTT define novas medidas para prevenção da Covid-19 no transporte interestadual

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu novas medidas a serem adotadas nos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional, para prevenção à...

Expectativa de vida cresce 0,3 anos para brasileiros, segundo o IBGE

A expectativa de vida dos homens passou de 72,8 anos em 2018 para 73,1 anos em 2019 e das mulheres foi de 79,9 anos...