Governo Federal lança serviço inédito de emissão de alertas de desastres

Compartilhe

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou, em parceria com o WhatsApp e o grupo Robbu, um serviço inédito de envio de alertas de desastres por meio do aplicativo em todo o País. Nesta quarta-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto, que estará disponível para acesso da população em até 60 dias.

“O que estamos fazendo hoje é um grande passo para evitar tragédias pelo nosso País. Esse acordo vai levar o alcance da Defesa Civil Nacional a um patamar jamais visto no mundo. Eu digo com muita tranquilidade que, em matéria de prevenção de desastres, medidas de autoproteção e informação, nenhum cidadão brasileiro vai ficar para trás”, observou.

Atualmente, a população brasileira recebe alertas de desastres por SMS, Telegram, TV por assinatura e, também, pelo Google. A ampliação desse serviço pelo WhatsApp é uma iniciativa inovadora do mundo e que atende a uma importante demanda da Defesa Civil Nacional.

“Ter toda essa estrutura e permitir que o cidadão seja alertado de um perigo e possa, por meio da ferramenta e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), receber orientações sobre medidas de autoproteção, que é a principal metodologia de prevenção de desastre, era um grande sonho”, destacou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. “Nunca saberemos quantas vidas o WhatsApp vai salvar de agora em diante, mas podem ter certeza de que serão muitas”, completou.

O diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, também reforçou o fato de a iniciativa ser inovadora. “É uma parceria inédita no mundo. É o primeiro sistema de defesa civil a se estruturar de maneira permanente para emissão de alertas pelo WhatsApp. O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso. O que faremos agora é elevar esse uso para um outro patamar, por meio de uma conta verificada que dá segurança às pessoas de que elas estão falando com a Defesa Civil”, apontou o executivo.

“Estamos falando de uma ação inédita na história do País e, enquanto Robbu, nos sentimos muito felizes em poder apoiar de perto e fazer parte dessa parceria, que vai contribuir para a jornada de digitalização da Defesa Civil Nacional no serviço prestado ao cidadão, garantindo às pessoas, de forma gratuita, um canal oficial de interação que permite um acesso mais ágil, fácil e prático”, destacou o diretor Comercial da Robbu. Francisco Dabus.

Para ter acesso ao serviço, será necessário se cadastrar, a partir da disponibilização de um número, e, em seguida, interagir com o chatbot. Na sequência, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber os alertas para aquela região, além de dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e até alertas ativos em outros estados do Brasil.

Os usuários interessados em receber alertas pelo WhatsApp no futuro já podem acessar o canal oficial da Defesa Civil Nacional e se cadastrar. Para isso, basta enviar um “oi” no aplicativo para o número 61 2034-4611 e iniciar a interação. Assim que o serviço de alertas, integrado à Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), estiver funcionando, o usuário será informado pelo chatbot.

Confira abaixo a íntegra do evento de lançamento:

Da esquerda para a direita, Francisco Dabus, Dario Durigan, ministro Daniel Ferreira e secretário Alexandre Lucas. Foto: Adalberto Marques/MDRDa esquerda para a direita, Francisco Dabus, Dario Durigan, ministro Daniel Ferreira e secretário Alexandre Lucas. Foto: Adalberto Marques/MDR

Leia também

Leilão dos imóveis da Prefeitura de Barra de São Francisco será no dia 24 de agosto

A Prefeitura de Barra de São Francisco marcou para o dia 24 de agosto de 2022, o leilão...

Vacinação contra Poliomielite, Influenza, Meningite e Covid continua em Barra de São Francisco

A Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua nesta semana a campanha...

Lote 1: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Mulher é baleada durante troca de tiros em Barra de São Francisco

Uma mulher foi baleada durante uma troca de tiros no bairro Estrela, em Barra de São Francisco, na...

Rio Branco-ES volta a se destacar e início de nova gestão tem saldo positivo

A grande final da Copa Espírito Santo 2022 por pouco não antecipou etapas do planejamento do Rio Branco-ES....

Resultado do Prouni sai nesta terça-feita (9)

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) está marcado para sair nesta terça-feira (9),...

CEARÁ: investimentos privados ampliam serviços de saneamento em municípios do estado

As operadoras privadas de saneamento possuem, até o momento, 199 contratos firmados no Brasil, entre as modalidades de...

Soldado da Polícia Militar é preso suspeito de matar homem em distribuidora de bebidas no Espírito Santo

  O soldado da Polícia Militar do Espírito Santo, Lucas de Figueiredo Pereira, de 37 anos, está preso suspeito de...