Governo Federal lança plano nacional de combate às drogas e acolhimento de usuários

Compartilhe

Uma iniciativa inédita do Governo Federal irá estabelecer ações para combater o tráfico de drogas no Brasil e cuidar dos usuários com foco na reinserção social e no tratamento humanizado. É o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad), lançado na quarta-feira (22/06), durante a abertura da 24ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, em Brasília. 

Assinado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em conjunto com o Ministério da Cidadania, e aprovado por unanimidade pelo Conad no final de maio, o documento reúne ações dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, da Educação, da Economia, da Defesa, das Relações Exteriores e da Mulher, Família e Direitos Humanos. 

Redirecionamento

A iniciativa muda o viés das ações públicas: as forças de segurança ampliam o trabalho de repressão e os demais órgãos incluem o tratamento de dependentes em programas que geram oportunidades de trabalho fora do crime. 

É o caso dos centros de recuperação que acolhem os usuários. “Assinamos aqui protocolos de prevenção e atuação conjunta. O governo investe e acredita no trabalho das 684 comunidades terapêuticas do Brasil. Mais de 200 mil famílias foram atendidas e tiveram ajuda para que os usuários tivessem uma nova vida”, reforçou o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

De acordo com o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/MJSP), Paulo Gustavo Maiurino, também estão no radar da prevenção drogas lícitas como o álcool, o tabaco e medicações legais. “O consumo de drogas é um problema social gravíssimo que gera violência. Nesse contexto, o Planad une população, especialistas e o poder público em um debate sério para enfrentar o problema”, explicou.

Programação

A 24ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas conta com eventos programados para os dias 22 e 23 de junho, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.A iniciativa conjunta é do Ministério da Cidadania e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senad. O evento faz referência ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho.

Confira a programação completa

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Governo Federal lança plano nacional de combate às drogas e acolhimento de usuários

Lançamento ocorreu na quarta-feira (22/06), na abertura da 24ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, em Brasília Foto: MJSP

Leia também

‘Sou bissexual’, diz ex-jogador Richarlyson

NATHAN FERNANDES CÓRDOBA, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - Pela primeira vez, o ex-jogador Richarlyson falou sobre sua sexualidade publicamente. Em...

Zambelli minimiza prisão de ex-ministro e lembra que juiz já obrigou Bolsonaro a usar máscara

CAROLINA LINHARES  SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Aliada de Jair Bolsonaro (PL), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)...

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

O Rio de Janeiro receberá neste fim de semana evento de ciclismo que vai percorrer pontos turísticos e...

Festa do Caminhoneiro e da Safra do Café teve quatro dias de emoções no polo industrial

A 1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra do Café, realizada no Parque de Festas Albuíno Azeredo entre...

Polícia Civil prende suspeito de agredir esposa na frente da filha em Nova Venécia

  A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), de...

Saiba como denunciar casos de racismo e de injúria racial no Espírito Santo

Casos de racismo e de injúria racial podem ser denunciados em delegacias, pela internet e pelo telefone. Veja...

Brasil: Jiboia de estimação desaparece de apartamento

Uma cobra jiboia de estimação sumiu de um apartamento no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo....

Escola de Nova Venécia apresenta resultados das atividades do Tempo Integral

  A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), apresentou à toda comunidade veneciana,...