Governo Federal lança Operação Apoena no Parque Nacional da Serra do Cipó

Compartilhe

Na semana de 16 a 20 de maio, o Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza a Operação Apoena. O objetivo da atividade é prevenir e combater os incêndios florestais em propriedades rurais localizadas nas proximidades de Terras Indígenas, Comunidades Tradicionais e Unidades de Conservação. Nesse período específico, os servidores atuarão no Parque Nacional da Serra do Cipó.

A operação será realizada em várias etapas. Na primeira fase, que acontece antes do período de ocorrência de incêndios, optou-se pela região do Parna Cipó devido ao histórico frequente de ocorrências de fogo nos últimos cinco anos. Serão vistoriadas propriedades rurais, elaborados laudos de vistorias que conterão informações da propriedade e recomendações para prevenção e combate aos incêndios, além de notificação do proprietário ou responsável pelo imóvel, se necessário.

Serão verificadas as pastagens, lavouras e vegetação nativa no entorno, as áreas embargadas, as barreiras contra incêndios florestais – como rios e estradas, por exemplo, a disponibilidade de mão de obra das propriedades e terrenos próximos e equipamentos da vizinhança que poderão ser utilizados, no caso da situação exigir.

Prevfogo

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é um Centro Especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.

O trabalho do Centro é realizado em estreita cooperação com as Superintendências Estaduais do Ibama. O Prevfogo conta atualmente com 22 representantes nas Superintendências e Gerências Estaduais que atuam não apenas como colaboradores, mas principalmente como elo entre o Instituto e entidades públicas e privadas, procurando desta forma estabelecer uma linha de ação capaz de atender as necessidades específicas de cada uma das distintas áreas geográficas do país.

Parque Nacional da Serra do Cipó

Distante cerca de 100 km de Belo Horizonte, o Parque Nacional da Serra do Cipó possui uma área de 31.639,18 hectares e 2.481 focos de incêndio (1 foco a cada 12,7 hectares), em média, por ano. Dotada de uma vegetação diversificada, o parque é palco de uma significativa fauna, abrigando animais considerados ameaçados de extinção.

Com informações do Ibama.

Saiba mais:

Banner

 

Governo Federal lança Operação Apoena no Parque Nacional da Serra do Cipó

O objetivo da atividade é prevenir e combater os incêndios florestais. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Leia também

Por reeleição, Planalto eleva gasto em publicidade na Globo em 75% em 2022

HANRRIKSON DE ANDRADE BRASÍLIA, DF (UOL/FOLHAPRESS) - Conhecido pelos ataques recorrentes à Globo, maior rede de TV do país,...

Tradicional Festa de São Pedro começa nesta sexta em Vitória

    Festa de São Pedro de 2017 — Foto: Yuri Barichivich/Prefeitura de Vitória No próximo final de semana, um dos...

Equipe Força & Ação com manobras radicais levou o público ao delírio no centro de Barra de São Francisco

Um grande público, formado em sua maioria por jovens, lotou o trecho da avenida Jones dos Santos Neves,...

Câmara vai apreciar Projeto que normatiza plantão de farmácias em Barra de São Francisco

Um projeto para criar um plantão para funcionamento das farmácias e drogarias no município de Barra de São...

Eleitor de Lula vê menos comida no prato e se preocupa com desemprego, diz Datafolha

JÚLIA BARBON RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A parcela de eleitores que pretende votar no ex-presidente Luiz...

Com gol de Gabriel Teixeira, Grêmio derrota Londrina na Série B

O Grêmio retornou ao caminho das vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro ao bater o Londrina por...

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de mais de R$ 10 milhões a 14 cidades do País

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta quarta-feira (29), o repasse de...

Infraestrutura: com menos dinheiro para investir no setor, governo facilitou aportes da iniciativa privada

O investimento do governo federal, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB), passou da casa dos 0,64% ao ano...