Governo Federal distribui quantidade necessária de vacinas para segunda dose da Coronavac

O Ministério da Saúde atendeu ao quantitativo total de segunda dose da vacina Coronavac/Butantan solicitado pelos estados. A distribuição do imunizante para completar os esquemas vacinais foi feita nas últimas três pautas de distribuição, que ocorreram entre os dias 7 e 19 de maio. Nesse período, mais de 5 milhões de doses foram enviadas para todas as Unidades Federativas.

Os últimos grupos com pendência de segunda dose da Coronavac foram de idosos entre 60 e 64 anos e agentes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas. Esse público foi atendido na 18º pauta de distribuição, em 7 de maio, que enviou quase 1 milhão de vacinas do Butantan, de acordo com o planejamento proposto pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), pactuado semanalmente com estados e municípios.

Na 19º pauta, de 14 de maio, foram enviadas mais de 2,9 milhões de doses do imunizante para ajuste no esquema ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Nesse caso, os estados poderiam utilizar o quantitativo para segunda dose ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, desde que fizessem a reserva da outra dose para completar o esquema vacinal.

Mais 1,08 milhão de doses do Butantan foram destinadas à aplicação da segunda dose na 20ª pauta, em andamento nessa terça (18) e nesta quarta-feira (19), de acordo com as solicitações apresentadas por 12 estados. Outras 15 Unidades Federativas, que não possuíam mais pendências para conclusão do esquema vacinal da Coronavac, foram atendidas proporcionalmente com doses da AstraZeneca/Fiocruz.

Mais de 90 milhões de doses de vacinas covid-19 já foram distribuídas

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde já enviou para todo o Brasil mais de 90 milhões de doses de vacinas Covid-19. A marca foi atingida nessa terça-feira (18). Em menos de uma semana, a pasta enviou aos estados e ao Distrito Federal mais de 13 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e da Pfizer/BioNTech.

As novas remessas já estão chegando nas capitais brasileiras e a previsão é de que a distribuição seja finalizada nesta quarta (19). A força-tarefa faz parte do esforço do Ministério da Saúde para ampliar ainda mais a campanha e garantir que toda a população vacinável seja imunizada contra a doença até o fim do ano.

De posse das vacinas, os estados são os responsáveis por fazer a divisão e a entrega dos lotes aos municípios. Até agora, mais de 53,6 milhões de doses já foram aplicadas.

Autorizados mais 212 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar

Mais 212 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 foram autorizados pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira (18). A medida reforça o atendimento em Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As autorizações, em caráter excepcional e temporário, são destinadas para o Distrito Federal e para os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. A pasta investirá, mensalmente, mais de R$ 3 milhões nas novas autorizações.

Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar são voltados para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. A medida ocorre sob demanda dos estados, que possuem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

No entanto, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença – somente em 2021, já foram autorizados mais de 3,3 mil leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar. O investimento é de mais de R$ 62,1 milhões.

Governo Federal distribui quantidade necessária de vacinas para segunda dose da Coronavac

Já foram enviadas para todo o Brasil mais de 90 milhões de doses de vacinas covid-19 Foto: Ministério da Saúde


Leia mais

Leia também