Governo Federal cria grupo de ações estratégicas para recuperação econômica • SiteBarra

Governo Federal cria grupo de ações estratégicas para recuperação econômica

Tarcísio.jpeg

Coletiva de Imprensa com os ministros no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento ao Covid-19 Foto: José Dias/PR

Nesta terça-feira (14), o ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, informou que foi criado um grupo de trabalho de coordenação de ações estruturantes e estratégicas para a recuperação, voltado para o trabalho pós a pandemia de recuperação, crescimento e desenvolvimento do Pais, em resposta aos impactos relacionados coronavírus.

“O Governo Federal continua firme no propósito de salvar vidas e manter empregos e, atendendo à determinação do presidente”, afirmou, anunciando que o programa deve se chamar Pró-Brasil.

Uma das chaves da recuperação econômica, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, são os programas de concessão, que continuam em andamento, por meio de contatos com investidores estrangeiros e da estruturação dos projetos, mesmo durante o período de pandemia. 

“Estamos percebendo o investidor estrangeiro interessado nos nossos projetos. Ou seja, o interesse não caiu, pelo contrário, aumentou. E a gente está vendo o seguinte: o programa de concessão vai prosperar e vai ser uma alavanca importante de retomada, de recuperação de emprego e de investimento na nossa infraestrutura”declarou.

Equipamentos 

Por meio de ação conjunta entre ministérios da Saúde e da Infraestrutura, o governo vai transportar 960 toneladas de equipamentos da China para o Brasil nas próximas seis semanas em 40 voos. “É realmente uma operação de guerra que começa amanhã”, declarou Freitas.

O material chega a Guarulhos, São Paulo, de onde vai para a central de distribuição do Ministério da Saúde, e então será distribuído para  resto do Brasil, por meio de voos domésticos, por transporte terrestre e ainda com o apoio da Força Aérea.

“Essa primeira carga, a gente está falando de 53 toneladas, são 15 milhões de máscaras. Nós testamos, ao longo da semana passada, com os voos da Vale, que trouxeram kits e também EPIs, várias rotas, não é? Então, nós temos, aí, conseguimos estabelecer algumas rotas seguras”explicou o ministro Tarcísio, citando que duas dessas rotas são via Oriente Médio e via África.

Braga Netto explicou que o governo recebeu remessa de itens doados pela Vale composta por um milhão de testes rápidos, 660 mil máscaras e 40 mil aventais.

Auxílio emergencial

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, fez um balanço do programa de auxílio emergencial, lançado na semana passada. Ele informou que o Ministério dividiu em três grandes grupos o auxilio emergencial e fez uma primeira triagem nos escritos no Cadastro Único, que contém 75 milhões de cidadão brasileiros, dos quais 65 milhões tem CPF.

Desse total, 5,9 milhões de pessoas já receberam o auxílio, e parte dos beneficiários já contemplados recebeu por meio da abertura de uma conta de poupança digital na Caixa. 

Mulheres chefes de família, de acordo com o ministro, começaram a receber nesta terça-feira (14) a primeira parcela do auxílio emergencial. O governo estima que cerca de três milhões de mulheres nessa situação recebam o benefício.