Governo está cadastrando profissionais para o enfrentamento da Covid-19

Governo está cadastrando profissionais para o enfrentamento da Covid-19

Profissionais serão capacitados a distância para atuar no SUS
– Foto:
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Saúde está cadastrando cerca de 5 milhões de profissionais da saúde para reforçar no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). O reforço é para auxiliar os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de enfrentamento da Covid-19 a partir da capacidade de trabalho desses profissionais. Profissionais de 14 áreas de atuação da saúde serão cadastrados e capacitados nos protocolos clínicos da doença.

“Estamos começando a construir agora esse cadastro e focando primeiro nos profissionais de saúde que têm disponibilidade e que querem contribuir e enfrentar de peito aberto, indo para os estados onde houver maior necessidade para reforçar equipes médicas em todo o Brasil. Por enquanto, estamos apenas cadastrando para saber, repito, quem pode, quem quer e quem tem disponibilidade para ajudar os estados”, esclareceu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A iniciativa é parte da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, criada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, considerando a emergência em saúde pública decorrente da Covid-19 e irá durar enquanto o estado de emergência de saúde pública permanecer.

Capacitação

O Ministério da Saúde irá capacitar esses profissionais de saúde nos protocolos oficiais de enfrentamento à Covid-19, por meio de curso a distância. Após o preenchimento do formulário de cadastro, o profissional terá acesso ao curso de capacitação e, após a conclusão, receberá o certificado. Caso o profissional não realize o cadastro ou não conclua o curso de capacitação, o Ministério da Saúde irá informar ao conselho correspondente.

Ao final do curso online, o profissional deve sinalizar se deseja fazer parte das ações de enfrentamento a doença e poderá ser chamado para trabalhar em locais onde há necessidade. Para quem quer ajudar, alguns hospitais também já estão cadastrando diretamente os voluntários da área de saúde, como por exemplo, o Hospital Universitário de Brasília (HUB). Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde podem se candidatar.

Fernanda da Rosa, responsável pelo voluntariado do HUB, lembra que é um trabalho de pura doação.“Informação importante é que o HUB vai acionar os voluntários somente se necessário. O voluntariado é temporário e sem remuneração”, ressalta.

Solidariedade

Nesse momento de pandemia e isolamento social, a solidariedade faz toda a diferença, é o que acredita a psicóloga aposentada Janete Pinheiro. Ela se inscreveu no programa “O Brasil Conta comigo” para ajudar no combate ao novo coronavírus. “Entendo que quando a alma é cuidada as dores do corpo são menores e as doenças são mais facilmente curadas“, disse. 

Os formulários para as inscrições no programa “O Brasil Conta Comigo” estão no site https://registrarh-saude.dataprev.gov.br. Podem se cadastrar profissionais de 14 áreas, são elas, serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.


Com informações do Ministério da Saúde e A Voz do Brasil

 

Leia mais

Segunda edição de “Modão e Viola” de Mayck e Lyan acontece nesta sexta-feira, 17

Após o sucesso da primeira live, a dupla sertaneja Mayck e Lyan decidiu fazer uma surpresa para os fãs e realizar a segunda edição...

Governo entrega títulos de legitimação de terras devolutas no Espírito Santo

Foto: Hélio Filho/Secom Com o objetivo de promover a...

Pão com maconha: polícia de Mantenópolis prende homem transportando drogas em pães de sal

Na tarde deste sábado, 25 de julho de 2020, militares de Mantenópolis receberam uma denúncia anônima dizendo que um indivíduo especifico estava constantemente realizando...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Nordeste do país tem tempo predominantemente quente e seco, neste domingo (6)

O tempo quente e seco permanece sobre a maior parte da região Nordeste do país, neste domingo (6), principalmente no interior. O dia tem...

Leia também

Fim de semana com prisões e apreensões em Guarapari

Neste fim de semana, policiais militares do 10º...

Jadilson Marvila será o vice prefeito na chapa encabeçada por Samuel Zuqui em Piúma

Após confirmar sua candidatura pelo PSDB, o ex-prefeito...

Autoescola não será obrigatória para conseguir a CNH; VEJA

A medida consta no Projeto de Lei 4474/20,...