Governo do Estado recebe os acervos pessoais de Milson Henriques e Renato Pacheco

O Governo do Estado realiza, nesta terça-feira (13), às 11h, a solenidade de recebimento das coleções pessoais de Milson Henriques e Renato Pacheco, que passarão a compor o acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). O governador do Estado, Renato Casagrande, participará do evento. Também será realizada a entrega de 4,7 mil livros doados ao APEES durante campanha para a Biblioteca Pública Municipal de Iconha “Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia”, fortemente atingida pelas chuvas de janeiro de 2020.

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado (http://linktr.ee/GovernoES) e do governador Renato Casagrande (http://abre.ai/youtuberenatocasagrande).

Milson Henriques

A coleção do multiartista Milson Henriques abrange 27 caixas com diferentes documentos, como recortes de jornais, cartas, panfletos, cartões-postais, charges, quadros, desenhos, fotografias, diário, currículo artístico, premiações, telegramas, letras de músicas, convites, roteiros, cartazes, ingressos, álbuns, rótulos e homenagens, referentes ao período de 1943 a 2015.

Milson Henriques nasceu em São João da Barra, no Rio de Janeiro, em 1938 e faleceu, na cidade de Vitória, no mês de junho de 2016. No ano de 1964, perseguido pela Ditadura Militar, após passar por Brasília e Salvador, fixou-se no Espírito Santo e realizou uma vasta contribuição à cultura do Estado.

Atuou como escritor, jornalista, ator e cartunista, criando a sua personagem mais famosa, a Marly, em 1973, que se tornou uma tirinha diária publicada no jornal A Gazeta. Também foi responsável pela organização, na década de 1960, do I Festival de Cinema Capixaba e do I Festival de Música do Espírito Santo.

Renato Pacheco

Renato Pacheco nasceu em Vitória, em 16 de dezembro de 1928 e faleceu no mês de março de 2004. Era bacharel em Direito e em História, mestre em Ciências pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Dedicou grande parte da sua vida à docência e à magistratura.

Foi diretor da Fundação Cultural do Espírito Santo, atual Secretaria da Cultura (Secult) e pertenceu à Academia Espírito-Santense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), do qual foi presidente. Nos últimos anos, já aposentado pela Ufes, atuou na Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Como pesquisador e escritor deixou uma vasta produção impressa, tanto em livros quanto em artigos publicados em diferentes meios.

A coleção “Renato Pacheco” é composta por 109 caixas, nas quais constam documentos familiares e pessoais, originais de livros, estudos, correspondências, recortes de jornais, materiais didáticos, fotografias, cadernos, resenhas, revistas e manuscritos.

Biblioteca Pública Municipal de Iconha

Os 4,7 mil livros a serem entregues à Biblioteca Pública Municipal de Iconha é resultado de uma campanha, de iniciativa do APEES, da qual também participaram a Biblioteca Pública Estadual, o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (Casa da Memória), a Biblioteca Municipal de Vila Velha e a Assembleia Legislativa. Foram diversos os doadores que se sensibilizaram com a tragédia ocorrida na cidade de Iconha, por ocasião da enchente ocorrida no mês de janeiro. Todo o acervo bibliográfico – documentos, obras de artes, itens do museu histórico e mais de 12 mil publicações – foi atingido.

Leia mais

Policiais Militares de Ecoporanga apreendem droga e prendem acusado de tráfico

Na noite da última segunda (1805/2020), durante patrulhamento...

Prefeito de Vila Pavão e primeira-dama testam positivo para a Covid-19

O prefeito de Vila Pavão, Irineu Wutke, e a primeira-dama, Eny Peteres Wutke, testaram positivo para a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A confirmação...

Produção de fertilizantes em MG esbarra no alto custo de gás natural

Utilizados na agropecuária para aumentar a quantidade de nutrientes do solo, 80% dos fertilizantes usados no Brasil são importados. O setor, que representa 5,3%...

Estado mantém obras de reestruturação de Escola em Águia Branca

As ações de reestruturação da rede física de escolas da Rede Estadual continuam, mesmo neste momento...

Leia também

Criminosos se passam por fiscais da Vigilância Sanitária para extorquir comerciantes em Colatina

Donos de bares e restaurantes de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, estão recebendo ligações de golpistas se passando por agentes da Vigilância...

Com briga de Abraão e Jacy, eleitores procuram adversários

A briga do ex-prefeito Abraão Lincon e do atual prefeito Jacy Donato é o principal assunto político em Água Doce do Norte nos últimos...

PB: Governo dá início a piloto de pesquisa sobre Covid-19 na capital

O governo da Paraíba deu início a uma pesquisa inédita no Brasil sobre a Covid-19. Nessa terça-feira (27), agentes comunitários da saúde (ACS) e...