Governo do Estado prorroga prazos de entrega da EFD e de recursos e impugnações

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti

Visando amenizar os impactos para os contribuintes, mediante à disseminação do novo coronavírus, o governador Renato Casagrande prorrogou os prazos de entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) referentes aos meses de fevereiro e março de 2020. Também foram prorrogados os prazos de apresentação de impugnação de autos de infração e de interposição de recursos ao Conselho Estadual de Recursos Fiscais.

As medidas foram tomadas por meio do Decreto Nº 4603-R , publicado no Diário Oficial, desta sexta-feira (20). “Já estamos estudando outras medidas que vão ao encontro de amenizar a preocupação dos empresários que estão sofrendo consequências nas atividades econômicas por conta do novo coronavírus. Nosso objetivo é que o Estado continue sendo um ambiente favorável para negócios”, disse o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Os contribuintes do imposto obrigados à EFD poderão enviar ou retificar os arquivos digitais EFD referentes ao mês de fevereiro de 2020, até o dia 06 de abril de 2020; e março de 2020, até o dia 06 de maio de 2020.

A EFD compõe-se da totalidade das informações, em meio digital, necessárias à apuração dos impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, bem como outras de interesse das Unidades Federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Recursos e impugnações

A apresentação de impugnação de autos de infração e a interposição de recursos ao Conselho Estadual de Recursos Fiscais poderão ser prorrogadas por 30 dias, porém somente será válido para prazos vencidos no período de 16 de março a 30 de abril de 2020.

Simples Nacional

Quando se tratar de estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional, o disposto no decreto somente se aplica em relação aos autos de infração ou termos de exclusão cuja competência para julgamento seja conferida à Sefaz.

Pagamento

Para efetuar o pagamento das obrigações tributárias vencidas, abrangidas pela prorrogação de prazo, o contribuinte deverá manifestar o seu interesse em qualquer Agência da Receita Estadual.

Em caso de dúvidas, o contribuinte deve entrar em contato a Agência da Receita Estadual mais próxima da sua circunscrição ou acessar o Fale Conosco da Sefaz no link http://internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/duvida.php.

Leia mais

Governo libera primeira etapa do pagamento do Cartão Reconstrução ES 2020

O Governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira (22), a primeira etapa de liberação do auxílio financeiro...

Moradores relatam que mulher com Coronavírus circulou no comércio e Barra de São Francisco pode confirmar mais casos

Nesta terça-feira, 28 de abril de 2020, foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus em Barra de São Francisco. Segundo informações, é uma mulher. De...

Enivaldo pede ao governador que flexibilize distanciamento social

Para permitir que haja um funcionamento pelo menos...

Povos indígenas são vacinados contra Influenza nas aldeias

Os indígenas receberão as equipes de vacinação em suas aldeias – Foto: ...

Leia também

Espírito Santo anuncia mudança em horário do comércio para municípios com menos de 70 mil habitantes

Prefeituras terão liberdade para escolher os horários, respeitando as diretrizes de funcionamento diário máximo de seis horas com fechamento até as 18h.

Ademir Teixeira confirma pré-candidatura à prefeitura de Vila Pavão

O funcionário público, Ademir Teixeira (PDT), confirmou sua...

Lives do fim de semana têm Skank, Elza Soares e música sertaneja

Diversas lives vão ocorrer no fim de semana...

Polícia Militar captura foragido da justiça em Fundão

Nesta quinta-feira (02), policiais militares do 5º Batalhão efetuaram a captura de um foragido da justiça em Praia Grande, Fundão. A ação foi motivada pela...