Governo do Estado prorroga prazos de entrega da EFD e de recursos e impugnações

Compartilhe

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti

Visando amenizar os impactos para os contribuintes, mediante à disseminação do novo coronavírus, o governador Renato Casagrande prorrogou os prazos de entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD) referentes aos meses de fevereiro e março de 2020. Também foram prorrogados os prazos de apresentação de impugnação de autos de infração e de interposição de recursos ao Conselho Estadual de Recursos Fiscais.

As medidas foram tomadas por meio do Decreto Nº 4603-R , publicado no Diário Oficial, desta sexta-feira (20). “Já estamos estudando outras medidas que vão ao encontro de amenizar a preocupação dos empresários que estão sofrendo consequências nas atividades econômicas por conta do novo coronavírus. Nosso objetivo é que o Estado continue sendo um ambiente favorável para negócios”, disse o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Os contribuintes do imposto obrigados à EFD poderão enviar ou retificar os arquivos digitais EFD referentes ao mês de fevereiro de 2020, até o dia 06 de abril de 2020; e março de 2020, até o dia 06 de maio de 2020.

A EFD compõe-se da totalidade das informações, em meio digital, necessárias à apuração dos impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte, bem como outras de interesse das Unidades Federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Recursos e impugnações

A apresentação de impugnação de autos de infração e a interposição de recursos ao Conselho Estadual de Recursos Fiscais poderão ser prorrogadas por 30 dias, porém somente será válido para prazos vencidos no período de 16 de março a 30 de abril de 2020.

Simples Nacional

Quando se tratar de estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional, o disposto no decreto somente se aplica em relação aos autos de infração ou termos de exclusão cuja competência para julgamento seja conferida à Sefaz.

Pagamento

Para efetuar o pagamento das obrigações tributárias vencidas, abrangidas pela prorrogação de prazo, o contribuinte deverá manifestar o seu interesse em qualquer Agência da Receita Estadual.

Em caso de dúvidas, o contribuinte deve entrar em contato a Agência da Receita Estadual mais próxima da sua circunscrição ou acessar o Fale Conosco da Sefaz no link http://internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/duvida.php.

Leia também

Dia D de vacinação antirrábica será no sábado, 20; veja os locais de vacinação

Manter os animais de estimação seguros e saudáveis é o desejo de todos os donos, e um passo...

Servidores preparam festa surpresa para o Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves

Quem completou mais um ano de vida nesta terça-feira, 9, foi o Secretário Municipal de Saúde de Barra...

Segundo dia de seminário internacional que apresenta a Estratégia Rotas de Integração Nacional acontece nesta terça-feira (16)

Está marcada para esta terça-feira (16) a segunda sessão do seminário internacional promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional...

Polícia Militar deflagra mais uma Operação no bairro Ipiranga, em Mantenópolis

De acordo com informações, Policias militares que atuam no município receberam informações de que indivíduos que participam do...

Lote 4: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

INDICADORES: Preço do café arábica sobe nesta terça-feira (9)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a terça-feira (9) com alta de 1,25% no preço...

Lote 8: fotos do show de Michel Teló no 1º Leilão Solidário de Barra de São Francisco

Aconteceu neste sábado, 6 de agosto de 2022, o 1º Leilão Soldiário de Barra de São Francisco. O...

Roda de Conversa do Projeto Avivar alerta sobre alimentos ‘proibidos’ e a obesidade

A 6ª Roda de Conversa do Projeto Avivar, realizada na tarde desta quinta-feira, 11, na sede do Centro...