Governo promove Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos

Compartilhe

O Dia Internacional das Florestas, celebrado na próxima segunda-feira (21), e o Dia Mundial da Água, na terça-feira (22), só fazem sentido quando cuidamos desses bens naturais. Com o objetivo de provocar uma mudança de olhar sobre o tema, o Governo do Estado vai promover, nos próximos dias 21 e 22 de março, o Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos. 

O evento será realizado no cerimonial Vitória Grand Hall, no Barro Vermelho, em Vitória, e reunirá especialistas em meio ambiente do Espírito Santo, do Brasil e do mundo para discutir soluções de combate às mudanças climáticas e preservação dos recursos hídricos em nosso Estado e em todo o planeta.  

O encontro é voltado a autoridades e técnicos municipais, profissionais da área ambiental, estudantes, universitários, membros de comitês de bacias hidrográficas e dos conselhos ambientais, do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, de Organizações Não Governamentais, entre outros interessados pelo tema.  

O Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com patrocínio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), da Suzano, da Samarco Mineração, com o apoio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). 

Também apoiam o evento a Companhia Espírito-Santense de Abastecimento (Cesan), a Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres), o Conselho Regional de Química do Espírito Santo, Conselho Regional de Biologia (CRBBio-02) e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa).  

Programação 

A abertura oficial do Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos acontece às 13h30 da próxima segunda-feira (21), com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande. Na oportunidade, será anunciado o que o Espírito Santo tem feito para diminuir os impactos dos efeitos climáticos e melhorar a gestão da água no Espírito Santo. 

A programação continua durante a tarde, com uma palestra do americano Terry Tamminen, ex-secretário da Agência de Proteção Ambiental da Califórnia (EUA). Tamminen ajudou o então governador Arnold Schwarzenegger a fundar as Regiões R20 de Ação Climática e hoje aconselha o R20 em políticas e projetos de desenvolvimento econômico resiliente ao clima. 

Ainda na segunda-feira (21), o Seminário debate a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa na Mata Atlântica e as alternativas de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Espírito Santo, com o diretor do SOS Mata Atlântica, Luis Fernando Guedes Pinto, e o professor coordenador do Instituto de Estudos Climáticos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Dr Neyval Costa. 

No Dia Mundial da Água, a terça-feira (22) será toda dedicada a discussões e palestras sobre as funções das áreas de preservação permanente (APPs) e sobre a gestão da água em resposta e prevenção aos eventos hidrológicos extremos, agroecologia, qualidade da água, licenciamento ambiental, sustentabilidade e apoio aos municípios.  

Entre os especialistas convidados estão Antônio Queiroz, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); Alessandra Daibert Couri, coordenadora de Articulação para a Gestão de Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Isabela de Deus Cordeiro, promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo; Kelly Fabiane Santos Ricardo, especialista em agroquímica; e Diane Rangel, ex-presidente do Instituto Estadual do Ambiente do rio de Janeiro (Inea) e ex-secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo. 

Como participar 

O Seminário Capixaba de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos é aberto ao público, mas tem capacidade para apenas 300 pessoas, devido às restrições para prevenção à Covid-19. Para garantir a participação, basta encaminhar nome completo, função/formação e cidade para o e-mail: meioambiente.es@gmail.com. 

Em virtude da exigência da Portaria nº 020-R, de 28 de janeiro de 2022, será necessária a apresentação de comprovante do esquema vacinal atualizado contra a Covid-19, para acessar a área interna do Seminário.

Leia também

Pesquisadores descobrem ‘planta pênis carnívora’ que captura presas no subsolo

A nova espécie é uma planta de jarro com um tubo longo que se assemelha ao corpo de...

Com dados escassos, estupros de LGBTQIA+ aumentam 88% em um ano

MATHEUS MOREIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os registros de estupro de pessoas LGBTQIA+ aumentaram 88,4% entre 2020...

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Vila Valério

As Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério prenderam um homem de 36 anos, no Córrego de...

Campeonato Municipal de Futebol de Campo previsto para começar no dia 31 de julho

  A equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da...

Justiça revoga domiciliar e determina volta de mãe de Henry Borel à prisão

LOLA FERREIRA SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu nesta terça-feira...

Prazo para regularizar dívidas com descontos acaba nesta quinta-feira (30)

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para que empresários possam regularizar sua situação com o fisco. Até às...