Governo do Estado promove lançamento da Fundação iNOVA Capixaba

Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (4) a Fundação iNOVA Capixaba, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesa), que vai prestar serviços públicos de saúde com o objetivo de proporcionar agilidade, flexibilidade e dinamismo compatível com a demanda crescente da população. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a participação do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

A iNova Capixaba também irá oferecer uma solução jurídico-administrativa sustentável que alivie as crescentes dificuldades operativas na oferta de serviços públicos de saúde no Espírito Santo.

O governador Casagrande destacou que este é um momento muito importante para a saúde no Espírito Santo. “Retomamos uma ação que começamos no nosso governo passado e aprofundamos agora um fortalecimento da atenção primária. A Fundação só terá a capacidade de fazer uma boa gestão hospitalar se fortalecermos a atenção primária. Temos que mudar a gestão dos nossos hospitais próprios e a Fundação tem esse papel. A iNOVA Capixaba não vai receber orçamento do Estado, mas será contratada pelo Governo para prestar serviços. Ela terá que trabalhar e cumprir metas na gestão dos hospitais”, disse.

Em sua fala, o secretário Nésio Fernandes destacou que a partir de agora, oficialmente, o Estado desenvolve um modelo de gestão misto, uma vez que o atual modelo de gestão hospitalar no Espírito Santo esgotou a capacidade de realizar entregas e serviços de forma proporcional aos investimentos realizados.

“Esse é um projeto arrojado de inovação. Queremos construir um modelo focado na prestação de serviços e não na atividade econômica. Um modelo que seja ágil e que consiga resolver problemas estruturais que a saúde pública do Espírito Santo enfrenta. Temos alguns problemas que a fundação responde imediatamente como a possibilidade de fazer um concurso público em uma nova modelagem, a possibilidade de poder fazer contratos por metas, por resultados. Uma relação por desempenho e não por dependência. É isso que a fundação vai trazer para nós. Estamos aqui celebrando um marco, concluindo essa etapa da fundação”, acrescentou.

Ainda de acordo com o secretário, outros estados brasileiros estão buscando no Espírito Santo um modelo de inovação na saúde.

Além disso, Nésio Fernandes explicou que o modelo de fundação pública de direito privado não dependente permitirá resolver graves problemas da saúde pública com realização de concursos, redução de custos com encargos patronais, regulamentação de compras e estabelecimento de metas de desempenho.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual Doutor Hércules destacou que a saúde é a atividade mais complexa que existe e não pode ser usada apenas em campanha eleitoral. “A preocupação e sensibilidade do nosso governador é com o ser humano. Agora você e sua equipe vai concretizar esse modelo na Saúde. Essa inovação tem sido construída com muito carinho e responsabilidade dessa gestão”, destacou o deputado.

O primeiro hospital que ficará sob a gestão da Fundação iNOVA Capixaba será o Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha. Até o final do ano, outros cinco hospitais da rede estadual passarão a ser geridos pela fundação. São eles: Hospital Estadual Dório Silva, na Serra; Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica; Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória; Hospital Estadual de Vila Velha; e o Hospital Geral de Linhares.

“Esses seis hospitais irão compor o primeiro edital do primeiro concurso da Fundação Inova Capixaba, que será lançado ainda no primeiro semestre deste ano. Serão vagas para todas as áreas: administrativo, médicos, enfermeiros, auxiliares, entre outros”, disse Nésio Fernandes.

Também participaram da solenidade os subsecretários da Saúde Tadeu Marino, Fabiano Ribeiro dos Santos, Rafael Grossi e Gleikson Barbosa; a diretora-geral do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Quelen Tanize Alves da Silva; o presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (ANFES), Alisson Sousa; além de deputados estaduais e representantes da população em geral.

Fundação iNova Capixaba

A Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba) é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e com quadro pessoal próprio.

A iNOVA Capixaba atuará para assegurar a prevalência do interesse da população na garantia de seu direito à saúde e prestação de serviços. O próximo passo será criar a Fundação, publicando seu Estatuto e todo o conjunto de medidas administrativas e estratégicas para colocá-la em funcionamento. A proposta inicial da iNOVA Capixaba é assumir a gestão do Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HABF).

A Lei Complementar 924, que autorizou a criação da fundação pública de direito privado, foi sancionada em outubro de 2019.

Informações: Assessoria de Comunicação do Governo

Leia mais

IJSN e Setur divulgam resultados da Economia do Turismo capixaba para o primeiro trimestre de 2020

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Turismo (Setur) apresentaram, na tarde...

Comércio de Barra de São Francisco será fechado por determinação do Governador

O Governo do Espírito Santo determinou o fechamento do comércio durante 15 dias por causa do coronavírus (covid-19) e a ordem também vale para...

Capes divulga os resultados dos programas Residência Pedagógica e Institucional e de Bolsas de Iniciação à Docência

– Foto: Reprodução  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta...

Banco Central suspende serviços financeiros que seriam ofertados pelo Facebook no Whastapp

A Cielo comunicou nesta quarta-feira, 24, que suspendeu os serviços relacionados a transações de pagamento por meio do aplicativo WhatsApp, do Facebook, após determinações do Banco Central e do Conselho Administrativos de...

Leia também

Menino de quatro anos morre afogado em córrego no Noroeste do Espírito Santo

O pai da criança, Adriano Gomes, estava trabalhando na lavoura de café e conta que o menino ficou sozinho enquanto a mãe saiu para...

Justiça do Espírito Santo determina que vídeo antigo de Casagrande em festa junina seja retirado do ar

Imagens foram registradas em 2017, mas publicadas como se fossem atuais. Para o juiz, a publicação apresenta 'a clara intenção de macular a honra'...

Estado orienta instituições para proteção social de idosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

O cenário de pandemia exige a adoção de medidas, procedimentos e a reorganização de unidades e...

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema de barraginhas permite que pequenas bacias façam a...